segunda-feira, 7 de julho de 2008

Multinacionais ou Transnacionais?


Muitos autores adotam as expressões multinacionais e transnacionais como sinônimos. Outros, no entanto, consideram diferenças peculiares entre elas, a saber:

. MULTINACIONAIS > são empresas que mantêm filiais em vários países do mundo, comandadas a partir de uma sede situada no país de origem.

. TRANSNACIONAIS > são empresas cujas filiais não seguem as diretrizes da matriz, pois possuem interesses próprios e às vezes conflitantes com os do país no qual se originaram (Vesentini, 2003).

Ou ainda, são aquelas empresas que procuram se adaptar às singularidades e à cultura local do país onde se encontram instaladas.
 
Eu prometi, aos alunos de ambas as escolas em que trabalho (E.E. Assis Chateaubriand e E.M. Dilermando Cruz), que iria disponibilizar o endereço de um site para pesquisa a respeito do país de origem de certas empresas estrangeiras (multinacionais ou transnacionais), tal como está sendo feito o trabalho em cima do Hino Marketeiro.
 
Há muitos anos, eu trabalho em cima desta versão do Hino Nacional, acerca da economia global, com a expansão e distribuição de empresas estrangeiras (multinacionais) nos países subdesenvolvidos e, neste caso, especificamente, em nosso território, cujo cenário se aplica também às nacionais.
 
Quero deixar bem claro que a intenção da atividade com o Hino Marketeiro ou Hino das Propagandas é meramente de caráter didático, tendo em vista o assunto que estamos estudando, que envolve as caarcterísticas do capitalismo, o fenômeno da Globalização, o poder da industrialização e da sociedade de consumo, entre outros aspectos.
 
Como sabemos, o hino é um dos símbolos nacionais e o nosso objetivo aqui não é de desrespeito, mas sim de discutirmos a intenção do autor ao criar esta paródia.
 
Eu desconheço a autoria desta versão do Hino Nacional (paródia) e, apesar de saber que o Hino é um dos Símbolos Nacionais, quero deixar bem claro - aqui - que a intenção não é de desrespeito, mas sim de discutirmos a intenção do autor ao criar esta versão.
 
Quanto ao endereço do site que prometi, acessem e anotem o endereço abaixo, pois este pode ser útil no futuro. Quem sabe?!
 
 
Os demais, que não constam nesta fonte, devem ser pesquisados na Internet, tal como se procede a busca de qualquer tema específico. Bom trabalho!
(Imagem capturada na rede)

37 comentários:

  1. adorei o seu blog, ele é muito util para quem está no ensino medio e precisa de respostas e explicações diretas e sem enrrolação para os assuntos estudados. Adorei a forma como você colocou a diferença entre as multinacionais e as transnacionais, pois muitos autores utilizam ambas as palavras como sendo sinonimos enquanto elas se tratam de palavras com significados bem diferentes. Adorei o post e o blog! :)

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse blog!!!! totalmente direto e fácil de entender!bjs,ka@

    ResponderExcluir
  3. adorei o relógio q tá do lado esquerdo da janela!!!!lol

    ResponderExcluir
  4. eu achei esse blog uma total perda de tempo... :[(mas gostei do fundo verde)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,

    A opinião crítica de cada um deve, com toda certeza, ser respeitada, mas a perda de tempo maior é aquela que a gente gasta e não contribui em nada.

    E, certamente, este não é o caso deste espaço, pois ele foi idealizado - primeiramente - para atender os meus alunos (principalmente aqueles que se interessam em aprender mais, fora da sala de aula).

    Peço desculpas, inclusive, por este não atender a sua expectativa. Mas, obrigada, por disponibilizar um pouco do seu tempo para deixar o seu comentário. Valeu!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. O blog é com certeza tudo menos perda de tempo. Se não está interessado, não adianta vir fazer comentários chatos. Adorei o blog, meus parabéns! Tem sido muito útil sempre...

    ResponderExcluir
  7. É MUITO LEGAL SEU BLOG POIS FACILITOU MUITO A PESQUISA QUE A PROFESSORA PEDIU E NÃO ACHO QUE SEU BLOG É UMA PERDA DE TEMPO PQ SE "ELE OU ELA" ACHOU UM PERDA DE TEMPO ENTÃO PORQUE ENTROU NO SITE?
    ACHO QUE É ALGUM ENGRAÇADINHO QUE GOSTA DE ZUAR COM O TRABALHO DAS PESSOAS!!!

    ResponderExcluir
  8. Aos Anônimos que comentaram por último,

    Obrigada pelas palavras de vocês! É bom saber que o Blog está atendendo muitas pessoas, sobretudo, estudantes, pois este sempre foi o seu principal objetivo.

    Obrigada pela visita e comentários.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. De forma objetiva conseguiu fazer uma otima explicação do conteúdo...sanou completamente minhas dúvidas...muito bom!!

    ResponderExcluir
  10. Marli, meus parabéns pelo incrível trabalho! Apesar de não ser sua aluna e nem estar cursando o ensino médio (estou no segundo período de administração de empresas) eu tinha um dúvida sobre multi e transnacionais. Você conseguiu esclarecer tudo de forma simples e objetiva. Obrigada minha querida. Continue auxiliando seus alunos com esse mesmo carinho e dedicação, pois os professores com esse tipo de preocupação são muito raros. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. obrigada, o seu site mim ajudou muito na pesquisa de geografia vlw!!

    ResponderExcluir
  12. eu também adorei este blog ajudo-me muito para um trabalho da faculdade
    muito obrigado :)

    ResponderExcluir
  13. adorei pois esse blog ele nos proporciona bastante entendimento sobre o assunto que pesquisamos. parabéns pelo trabalho Marli Vieira vc nos ajuda muito.

    ResponderExcluir
  14. Genivâini e demais visitantes,

    Obrigada pela visita e, sobretudo, pelos comentários e, podem ter certeza, fico feliz por saber que este espaço contribuiu direta e/ou indiretamente a cada um de vocês. Afinal, este é o objetivo dele, compartilhar temas de interesse comum ou curiosidades.

    Um grande abraço,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  15. UAU! gostei muito sou estudante do ensino médio esse bimestre estou estudando a industrialização no Brasil e a muito tempo procuro uma definição simples, pratica e que vá direto ao ponto e seu blog foi o único que proporcionou isso, parabéns muito bom o trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Amei muito obrigada agora tirei todas minhas duvidas sobre meu trabalho escolar agradeço!

    ResponderExcluir
  17. Eu pesquisei em outros sites e estavam falando que a multinacional é aquela que nasce em uma certa nação e levam seu seguimento para outras. E as transnacionais são aqueles que possuem uma matriz em uma certa região e atuam em outros locais também! Então pra mim, no seu blog eu não consegui entender muito bem, me deixou um pouco confusa!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo, eu não sei em quais sites você pesquisou, mas quando você fala que as transnacionais têm a matriz em uma região e atuam em outros locais fica implícito que trata do mesmo país e aí este termo não se aplica. Como eu mencionei na matéria, para muitos autores, ambos os termos são considerados sinônimos, ou seja, são empresas estrangeiras, cuja matriz reside em um determinado país (na maioria em países desenvolvidos) e suas filiais se encontram espalhadas no mundo. Mas,Vesentini,geógrafo e autor de livros de renome nesta área do conhecimento especifica a diferença, a qual eu também adoto. Há controvérsias na literatura quanto a estas duas expressões: Multinacionais e Transnacionais.

    Obrigada por sua visita e comentário. Espero ter contribuído. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  19. me ajudou um pouco. mais ta bom da pra entender...!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, essa definição me ajudou bastante. Estava com essa pulga atrás da orelha a uns minutos (o que hoje em dia é muito tempo, hahaha). Sou grata por a ter disponibilizado. Fico feliz de saber que existem pessoas, principalmente professoras, que ainda se importam em passar seu conhecimento, de uma forma livre de obrigações e julgamentos. ^^

    ResponderExcluir
  21. Amei o blog, como disse no primeiro comentario, otmo mesmo para ensino medio, estou usando seu blog para um trabalho e achei tudo o que precisei muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda estava com duvidas sobre a diferença de Multinacionais e Transnacionais,mas agora já tirei a minha dúvida,gosto muito desse blog porque muitas vezes tiro as minhas dúvidas,parabéns pelo blog!

    Franciele Lima de Freitas , 1801

    ResponderExcluir
  23. Pra mim essa materia é bem facil , porem é um pouco dificil de entender e gravar . Esse blog esclareçe bastante coisas e é bem mais facil para se fazer os deveres de casa , tirar duvidas sobre algumas coisas . Amei o blog , parabéns !
    Luane dos Santos T: 1.802

    ResponderExcluir
  24. Joao henrique scacchetti15 de abril de 2015 às 17:18

    Achei teu blogue bom pois eu prescisava de uma pesquisa mais entrada de multinacionais e transnacionas de empresas mais aprofundado fica a dica por favor queria que melhore o conteudo sovre a parte das empresas. Obrigado

    ResponderExcluir
  25. me ajudou muito!!!
    :))))))

    ResponderExcluir
  26. Hey! Estudantes de Economia Política agradecem! Obrigada pela explicação muito clara!

    ResponderExcluir
  27. Muito bom, estou sempre fazendo pesquisas na internet, pois depois de muitos anos voltei a estudar, por isso tem muita coisa para pesquisar, e este site ja somou um pouco mais no conhecimento, obrigado, continuem o bom trabalho! Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  28. Coragem e desprendimentos. ótimo blog. gostei

    ResponderExcluir
  29. Eu adorei,muito bom esse blog

    ResponderExcluir
  30. No quesito tributario, o que muda , se e que muda ,nas empresas transnacionais para as multinacionais?

    ResponderExcluir
  31. O link do dicionario de marcas está quebrado...

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, Marco Aurélio! Veja agora, pois atualizei o endereço do site! Obrigada por ter comentado! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  33. Em q etapa do desenvolvimento capitalista essas empresas começaram a atuar?

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Objetividade, era disso que eu precisava! Bgddd

    ResponderExcluir
  36. Muito boa a informação contida no texto. Inclusive tirou-me a dúvida sobre ( multinacional x transnacional)

    ResponderExcluir