quarta-feira, 13 de agosto de 2008

República Popular da China


 
Imagem capturada na Internet


Em razão dos Jogos Olímpicos deste ano estar sendo realizados em Pequim, na China, a partir de hoje vou postar alguns tópicos referentes a este país asiático, afim de que os alunos aprendam mais acerca de sua geografia, cultura, política, problemas etc.




Imagem capturada na Internet


A China é o terceiro maior país do mundo em termos de extensão territorial (superado apenas pela Rússia e Canadá) e, também, o mais populoso (população absoluta). Daí, a razão da “política de um filho só” (filho único), instituída no final dos anos 70 do século passado, numa tentativa de controlar o crescimento populacional no país.

Em outra postagem tratarei deste tópico acerca do Planejamento Familiar sob a vigência desta política de “filho único”, inclusive, abordando a respeito das particularidades em termos de áreas urbanas e rurais, bem como acerca da tragédia, recente, sob os efeitos dos terremotos que aconteceram em seu território, que obrigou o governo chinês a rever os preceitos rigorosos da política, abrindo uma exceção aos pais que perderam o seu filho único ou, ainda, para aqueles que os mesmos ficaram gravemente feridos ou incapacitados em consequências dos abalos sísmicos.

Tal como o Brasil, a China é classificada como um país “emergente”, ou seja, país subdesenvolvido industrializado, marcado pelo crescimento econômico, por grandes desigualdades sociais e a forte presença de multinacionais em seu território, os quais respondem – em grande parte - pelos graves problemas ambientais da atualidade.

No entanto, é uma das economias que mais cresce, posicionando-se como a quarta maior economia do mundo. Todavia, o seu ritmo alucinante não pára, podendo esta – no futuro - ocupar a primeira posição, apesar desta situação ainda não representar, propriamente dito, o desenvolvimento do país.

Não devemos esquecer que crescimento econômico difere de desenvolvimento e, neste ponto, os países emergentes, em geral, apresentam aspectos comuns. Este tópico acerca da economia da China, também, será tratado especificamente em outra postagem.

Sua projeção, como grande potência econômica no cenário mundial, faz frente e coloca em risco a hegemonia dos EUA, do Japão e da União Européia (tendo a Alemanha em maior destaque).

País de tradições culturais milenares, a história da China é caracterizada por vários registros que vão desde as descobertas arqueológicas envolvendo os hominídeos, o homem de Pequim (Sinanthropus pekinensis, subespécie da espécie extinta Homo erectus) e outros achados humanos pré-históricos e, históricos, através das sucessivas dinastias marcadas por chefes militares e imperadores, cujo último imperador - Pu Yi - abdicou-se do trono (1912) após a proclamação da República (República da China).

Em 1949, em face de uma guerra civil entre comunistas e nacionalistas e com a vitória dos primeiros, a China continental passou a ser denominada de República Popular da China, enquanto os nacionalistas se refugiaram em Taiwan, ilha situada no oceano Pacífico a cerca de 140 Km da costa chinesa, onde ficou instituída a República da China.

 

Taiwan
Imagem capturada na Internet

Divergências à parte entre Taiwan (República da China) e a China Continental (República Popular da China) existem tanto movimentos de independência quanto de reunificação da primeira em relação à segunda.

A República Popular da China ampliou a sua área territorial, em 1997, com a anexação de Hong Kong, antiga possessão Britânica e, em 1999, com a reintegração do território de Macau, até então, sob o domínio de Portugal (ex-colônia portuguesa).

Além destes fatos históricos, não devemos esquecer dos registros através de obras gigantescas como a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida, os Guerreiros de terracota e o Grande Canal.


Imagem capturada na Internet

Posteriormente, estes fatos e registros históricos da China, bem como outros serão abordados em outras postagens.
 

DADOS GEOGRÁFICOS

Bandeira Oficial da República Popular da China
Imagem capturada da Internet


. Nome Oficial: República Popular da China (Zhónghuá Rénmin Gònchéguó);
 
. Capital: Pequim (ou Beijing);

. Localização Geográfica: Porção centro-sudeste do continente asiático;

. Área Territorial: 9.596.961 Km2;

. Nacionalidade: Chinesa;


. População Estimada (Julho/2008): 1.330.044.605 hab.;

. Densidade Demográfica (Julho/2008): 138,6 hab/Km2;

. Taxa de Crescimento Populacional (estimativa 2008): 0,63%;

. Expectativa de Vida da População: 73,18 anos (homens: 71,37 anos - mulheres: 75,18 anos);

. Religião: Confucionismo, Budismo (principal), Taoísmo, Islamismo, Cristianismo;

. Idioma: Mandarim (oficial) e línguas locais;

. Limites: ao Norte (Mongólia); a Nordeste (Rússia); a Leste (Coréia do Norte, o Mar Amarelo e o Estreito de Formosa); ao Sul (Vietnã, Laos, Butão e Mianmá (ex-Birmânia); a Oeste (Paquistão, Tadjiquistão e Quirguízia); a Sudoeste (Índia e Nepal) e a Noroeste (Cazaquistão);

. Divisão Administrativa: atualmente são trinta e quatro divisões administrativas, sendo vinte e três províncias, cinco regiões autônomas (Guangxi, Mongólia Interior, Ningxia, Tibete e Xinjiang), quatro municípios centrais (Beijing, Shanghai, Tianjin e Chongqing) e duas regiões administrativas especiais (Hong Kong e Macau);

. Principais cidades: Xangai (maior e mais moderna cidade do país), Pequim (Beijing), Tianjin; Shenyang, Wuhan, Guangzou (Cantão);

. Hora Local: (em relação à Brasília): +11h;

. Regime de Governo: República parlamentarista de modelo socialista;

. Chefe de Estado: Jiang Zemin (desde 1983);

. Chefe de Governo: Primeiro ministro Li Peng (desde 1983);

. Principais Partidos: Comunista Chinês (único);

. Constituição em Vigor: 1982;

. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH/2007): 0,777 (81a posição);

. Moeda: Renminbi (yuan);

. PIB: US$ 10,17 trilhões (estimativa 2006);

. Renda per capita: US$ 7.600 (estimativa 2006).


Fontes de Pesquisa

. A Geografia em Primeiro Lugar

. Geografia - InfoEscola

. Países do Mundo (Index Mundi)

http://www.ibge.gov.br/paisesat/

. Território Geográfico

. Wikipédia

. 10 em Tudo
Texto: Marli Vieira

Um comentário: