segunda-feira, 22 de setembro de 2008

22 de Setembro: Dia Mundial Sem Carro




Imagens Capturadas na Internet





Hoje, dia 22 de setembro, é comemorado DIA MUNDIAL SEM CARRO, cuja idéia partiu da França, em 1997. A referida medida foi adotada, posteriormente, por todos os países da União Européia.

No Brasil, a campanha, que teve início no ano de 2001, começou a passos lentos, sendo “abraçada” por poucas cidades, as quais foram: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA).

As grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, passaram a participar da Campanha em 2005 e 2007, respectivamente.

Eu mesma só tomei conhecimento desta Campanha no ano passado, mas por São Paulo e, não, pelo Rio de Janeiro que estava iniciando a sua participação na mesma.

Através desta medida, se espera que - pelo menos um dia - as cidades do mundo todo consigam reduzir o nível de emissão de partículas poluentes (poluição atmosférica), a poluição sonora, os congestionamentos, doenças respiratórias e outros problemas ligados ao excesso de transporte rodoviário.

Como alternativas, o indivíduo pode utilizar: o transporte coletivo (ônibus, trem, metrô, táxi/lotada ) e/ou transporte individual ou duplo, como a bicicleta e moto.

Ônibus



Trem



Metrô


Moto


Bicicleta
Imagens capturadas na Internet

Ou até, quem sabe, dependendo da distância da casa ao seu destino, dispensar todas as alternativas acima e caminhar.

Imagens capturadas pela Internet

É preciso que haja uma maior adesão, pois em tempo de discussões sobre o aquecimento global x combustíveis fósseis e poluição, um dia apenas já faz uma grande diferença. Andar a pé ou de bicicleta, então, nem se fala! Seria o ideal!

Infelizmente, as mídias e nem o poder público demonstraram interesse e estratégias para incentivar este tipo de Campanha, pois em nenhum momento foi visto em anúncios da TV e nem de rádio a divulgação da mesma.


Nem mesmo os alunos, das turmas das quais dei aula hoje (sétimo e oitavo anos) tinham conhecimento ou, pelo menos, ouviram algo associado à referida Campanha. Para não ser injusta, apenas dois alunos disseram que ouviram algo a respeito, mas não sabiam efetivamente sobre os seus objetivos.

As ações são locais, pontuais. Se não houver uma maior divulgação e participação dos usuários de transportes pouco ou quase nada se reverterá em termos de conscientização e postura. Um dia é pouco, mas as alternativas podem se tornar efetivas. Basta apenas comerçarmos o movimento e a data, é claro, deve ser aquela que marca do Dia "D", ou seja, o dia escolhido para ser o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro).

Para não dizer que nada está sendo feito na cidade do Rio de Janeiro, a concessonária do Metrô vai inaugurar dois bicicletários (gratuitos), no próximo dia 28 de setembro, nas estações Pavuna e Cantagalo. A segurança para os usuários está na localização dos mesmos, que será dentro das referidas estações.

O horário de funcionamento, segundo informações obtidas no Globo.com. será o mesmo da concessionária, isto é, das 5h à meia-noite (segunda-feira a sábado) e das 7h às 23h (domingos e feriados). Contudo, uma hora antes do fechamento da estação, os bicicletários funcionarão somente para devolução das bicicletas.



Fontes de Consulta


Coisas de Maceió

Globo.com

Nossa São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário