quinta-feira, 25 de setembro de 2008

III CNIJMA: Ar


Hoje, a temática da III Conferência Nacional Infanto Juvenil sobre o Meio Ambiente foi sobre o elemento Ar e a palestrante convidada foi a Profa Margarida Calafate, docente de Língua Estrangeira (Inglês) da nossa Unidade Escolar.

No primeiro momento, antes de sua palestra, foi exibido o clipe da música Você Faz Parte, que contagiou, mais uma vez, todos os presentes.

Os alunos, realmente, parecem que adotaram a música como tema da Conferência. O entusiasmo deles é impressionante.

Logo em seguida, foram apresentados também, sob o formato de Power Point (pps), os trabalhos que os alunos, da Profa Margarida, fizeram sobre o Aquecimento Global.

Também, sob apresentação em Power Point, a referida professora iniciou sua palestra falando sobre a importância do ar, a sua constituição e o valor da boa respiração para uma vida saudável.






Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira



Depois, a referida professora iniciou uma dinâmica, baseada sob relaxamento, na qual dois elementos se destacaram como fundamentais: o sistema respiratório e a imaginação.


Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira


Antes de iniciar, cada aluno recebeu uma folha de papel, a qual foi dobrada em três partes iguais. Cada parte representava um momento específico no contexto da dinâmica.

Na primeira parte da divisão foi anotado o nosso estado, ou seja, como nos sentíamos no momento.

A Profa Margarida solicitou que prendessemos a respiração o máximo que conseguissemos e, depois, fizemos anotações na segunda parte da folha de papel acerca de como nos sentimos sem respirar.

Após as anotações feitas, ela iniciou o relaxamento, orientando sobre a importância da respiração correta.

Com música ao fundo, a quase totalidade dos alunos presentes conseguiu fazer o relaxamento, isto é, atingir os objetivos da dinâmica.

Alguns alunos se mostraram inquietos, não conseguindo centrar-se na dinâmica, mas isto já é de se esperar, pois nem todos conseguem.

Duas alunas se emocionaram e não conseguiram “segurar” as lágrimas. Situação também comum neste tipo de atividade.

Na terceira parte da folha, registramos a sensação obtida após o relaxamento.

Como não haveria de ser, a música tema da Conferência foi cantada antes do intervalo e, para surpresa de muitos, inclusive, minha, na segunda vez, a aluna Letícia Maria de Araújo Pereira (Turma 1801) cantou , sozinha.

Eu já sabia de seus dons vocais, mas nunca tive a oportunidade de ouví-la. Ela cantou maravilhosamente e todos vibraram.




A aluna Letícia cantando a música-tema da Conferência

da nossa Unidade Escolar - "Você faz Parte"

Imagensa cedidas pela Profa Sueli Vieira




Todos acompanhando a apresentação da aluna Letícia


Após o intervalo do recreio foi realizada a Oficina do Futuro: Dinâmica da Folha da Árvore.

Os alunos recortaram o formato de uma folha no papel que foi entregue a cada um.

Na parte inferior da folha, eles escreveram uma atitude que passariam a adotar em relação ao meio ambiente e, na parte superior, eles anotaram a atitude que eles esperam que o mundo adote.

No final, cada um leu suas propostas de atitudes e, depois, colou a folha no cartaz, colado na parede, onde havia um grande tronco de árvore.




Nenhum comentário:

Postar um comentário