segunda-feira, 3 de novembro de 2008

04 de Novembro: Eleições à Presidência dos EUA



Imagem capturada na Internet



Na próxima terça-feira, toda a mídia internacional estará voltada para as eleições presidenciais da maior potência mundial: os Estados Unidos da América (EUA).

A Era George W. Bush está acabando e o que conta, agora, é a reta final da disputa pelo cargo entre o Republicano John McCain e o Democrata Barack Obama, representantes dos dois principais partidos dos EUA.

E este ano, a eleição dos EUA tem um sentido especial: concorre para o cargo da Presidência, o primeiro negro estadunidense.

Nos EUA, o processo eleitoral é bastante diferente e lento (além de custoso). Oprocesso eleitoral teve início em 3 de janeiro deste ano, com as primárias, onde estes dois partidos (Republicano e Democrata) começaram a definir os seus pré-candidatos à eleição presidencial.





Os democratas Hillary Clinton e Barack Obama / Os republicanos John McCain e Rudolph Giuliani
Imagem capturada da Internet

No final das prévias. após a escolha de seus candidatos, o vencedor de cada partido foi anunciado às eleições gerais, justamente, as que vão acontecer terça-feira.


No próximo dia 4 de novembro, além da eleição presidencial serão eleitos os 435 membros da Câmara dos Deputados e 34 do Senado.

A eleição do novo presidente americano ocorrerá por meio de um Colégio Eleitoral, através do qual, os delegados escolhidos - representantes dos 50 estados dos EUA (constituído por 538 membros) vão definir as eleições presidenciais.

Como os EUA são uma Federação, em cada estado ocorrerão as eleições. Os delegados entram em cena ao final da apuração local, os quais - em geral - votam no candidato escolhido pela maioria da população que representam.

Ou seja, o Colégio Eleitoral é composto por representantes do povo (voto direto) e, este sim, vai escolher o futuro presidente de acordo com os anseios da população do respectivo estado.

A quantidade de delegados de cada Colégio Eleitoral vai depender do número total de habitantes (População Absoluta), sendo três , o número mínimo.





Imagem capturada na Internet




Para entender melhor o processo eleitoral dos EUA, eu selecionei os seguintes artigos:

. Como funcionam as eleições nos Estados Unidos

. Como funcionam as eleições nos EUA

. Conheça a origem e o objetivo do Colégio Eleitoral norte-americano

. Entenda como funcionam as eleições nos Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário