quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

9 de dezembro: Dia Internacional da Corrupção

Hoje, 9 de dezembro, se comemora o Dia Internacional contra a Corrupção. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir da assinatura de mais de 110 países à Convenção contra a Corrupção, que ocorreu no dia 9 de dezembro de 2003, na cidade Mérida (México).

Esta Convenção entrou em vigor no dia 14 de dezembro de 2005.

O Brasil, como já é de se esperar, aparece em octogésima posição no Relatório Anual da Transparency International (2008), a qual é uma organização global que lidera o combate à corrupção.

De acordo com os Relatórios de 2007 e o de 2008, a posição do Brasil no ranking dos 180 países mais corruptos do mundo passou da septuagésima para octogésima posição, no ano em curso.

No Relatório de 2008, Dinamarca, Nova Zelândia, Suécia, Singapura e Finlândia aparecem como os cinco primeiros países menos corruptos do mundo (mais honestos), enquanto Afeganistão, Haiti, Iraque, Mianmar e Somália ocupam, respectivamente, as cinco piores colocações no ranking (em ordem crescente).

O Brasil ocupando a octogésima posição, apresenta 3,5 de pontuação e índices de confiança oscilando de 3,2-4,0, enquanto o país menos corrupto (primeiro lugar no ranking), a Dinamarca, obteve 9,3 de pontuação e índice de confiança variando de 9,1-9,4.

Relatório 2008 - Imagem capturada da Transparency Internacional

A corrupção no país perpassa em todas as esferas de abrangência da sociedade, da política e da economia, não só a nível de setor público, mas privado também.

Recentemente tivemos mais um caso suspeito de corrupção, sendo desta vez, na área esportiva (futebol).

Foi divulgado, na imprensa escrita e falada, a substituição do árbitro Wagner Tardelli da partida entre Goiás e São Paulo, o qual teria recebido uma correspondência (de suborno ou ameaças) às vésperas da partida sob o pretexto de manipulação de resultado do referido jogo do Campeonato Brasileiro.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por precaução, o substituiu pelo árbitro Jailson Macedo Freitas, após realização de sorteio.

A propósito, nesta partida, São Paulo saiu vitorioso, com o placar de 1 x 0, conquistando - assim - o título do Brasileirão de 2008.

O futebol não é somente um esporte,
mas um setor econômico que se revela
um dos principais aparelhos estratégicos capitalistas,
pois prepara as pessoas para o “horror econômico”,
fazendo-as aceitar a competição,
a flexibilidade e o mercenarismo.
Patrick Vassort

Mas, não é só no futebol que a corrupção se faz presente, é evidente! Este só foi um caso mais recente, como mero exemplo. Mas, não esqueçamos das diversas CPIs realizadas por parte do governo, a especulações quanto aos resultados dos quesitos das escolas de samba, a venda de votos, propinas etc.

De acordo com Mundo Educação, a palavra Corrupção vem do latim "corruptus", que significa "quebrado em pedaços". O verbo corromper significa “tornar pútrido”.

Segundo o mesmo, "a corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, por que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos sendo assim mais difíceis de enganar."

Na verdade, a ocorrência crescente de corrupção no país é um reflexo da inversão de valores humanos e éticos. E o pior é vermos que tal quadro tende a piorar... Hoje, muitas das vezes, o honesto é ridicularizado, enquanto o esperto, o desonesto é tratado como normal.

Nós (profissionais da Educação) e os pais precisamos trabalhar, incessantemente, valores éticos e humanos mais elevados. Trabalhar e praticar, pois o exemplo é a maior lição.

Infelizmente, a situação do país é esta e, com certeza, dificilmente a mudança se fará de uma hora para outra. Ainda mais que ela se encontra bem enraizada e com ramificações por todas as áreas de abrangência da sociedade e do poder público.

Mas, o caminho é - ainda - pela EDUCAÇÃO.

-------------------------------------------------
Vejam mais sobre este assunto...
. Listagem das Empresas Brasileiras declaradas como Inidôneas 

. Empresários brasileiros estão entre os mais corruptos, diz pesquisa 

. Lista dos Países mais corruptos do Mundo - 2008 

(Transparency Internacional)

Charges capturadas da Internet sobre a Temática
Corrupção

Nenhum comentário:

Postar um comentário