domingo, 1 de março de 2009

A Hora do Planeta



O Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a aderir e participar do movimento "Earth Hour" (Hora do Planeta), promovido pelo WWF.

Em janeiro passado, o WWF-Brasil e a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciaram a participação da cidade no evento, que neste ano, será realizada no dia 28 de março.

Além de aderir e participar deste ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas através de um gesto simples em apagar as luzes por sessenta minutos (uma hora), a cidade do Rio de Janeiro estará marcando a entrada do Brasil neste movimento mundial.

O horário da Hora do Planeta será das 20h30 às 21h30. Além do nosso município, outras importantes cidades também anunciaram a sua participação, como Atenas, Buenos Aires, Edimburgo e Nova Iorque. Até o momento, mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.

Este movimento teve início em 2007 e contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de uma única cidade, Sidney, na Austrália. No ano seguinte (2008) o movimento ganhou maior adesão com 50 milhões de participantes, de 400 cidades distribuídos em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu (Roma, Itália), da ponte Golden Gate (São Francisco, EUA) e da Opera House (Sidney, Austrália), entre outros ícones mundiais.

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que desligará as luzes dos seguintes monumentos cariocas: o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, que contará com a segurança reforçada. Além destes, o Jockey Club também confirmou sua participação.

O WWF-Brasil espera contar com a adesão de empresas, entidades, ONGs, associações de bairro e demais movimentos da sociedade civil.

Os cidadãos serão convidados a se cadastrar no site http://www.horadoplaneta.org.br/.

Segundo o presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Sr. Álvaro de Souza, “a Hora do Planeta não é um ato de economia de energia, mas um gesto de engajamento social, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela união, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida”.

A campanha publicitária do movimento na cidade do Rio de Janeiro, criada pela DM9DDB, já em circulação na mídia impressa, apresenta o planeta Terra nas mãos de um homem e sobre esta uma vela acesa. A campanha para a TV também é a mesma, sendo que a locução do vídeo é do ator Marcos Palmeira, que também aderiu ao movimento.

























Cadastre-se e saiba como participar da Hora do Planeta:

Site oficial: http://www.horadoplaneta.org.br/

Atendimento: 0300 789 5652


Hora do Planeta 2009.

Eu já me cadastrei! Faça a sua parte e se cadastre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário