sexta-feira, 6 de março de 2009

Comemorações pelo Dia Internacional e Nacional da Mulher

Antes de falar sobre as atividades propostas para ambas as escolas nas quais leciono, a proposta de trabalho aqui detalhada está restrita à E.M. Dilermando Cruz, uma vez que está previsto a culminância do projeto no final deste mês, com a exposição dos trabalhos dos alunos.

Os alunos da E.E. Assis Chateaubriand irão, também, realizar as mesmas atividades (com exceção das entrevistas nos bairros) e em sala de aula (Atividades Dirigidas), mas os trabalhos de levantamento biográfico e com a Comunidade Escolar deverão ser desenvolvidas no mês que vem para serem expostos por ocasião do Dia Nacional da Mulher.

Sendo assim, para efeito das propostas pedagógicas acerca das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que é no próximo domingo (08 de março) e, conjuntamente, para os festejos pelo Dia Nacional da Mulher, cuja data comemorativa é no próximo mês (30 de abril), as atividades a serem desenvolvidas pelos grupos de alunos da E. M. Dilermando Cruz seguiram as mesmas orientações das quais venho utilizando há anos, ou seja:

. Turmas do 6° ano: os grupos vão realizar entrevistas com mulheres representativas da Comunidade Escolar.

A folha da entrevista, já pré-elaborada, se encontra na papelaria para xérox.

O sorteio dos nomes das pessoas, integrantes da Comunidade Escolar, já foi realizado, inclusive, alguns grupos já me entregaram a fim de que eu realize a revisão ortográfica.

A foto da entrevistada é opcional, uma vez que a mesma pode negar. Porém, se ela permitir, o grupo pode registrar através de máquina fotográfica ou pelo celular.

A entrega da entrevista para a revisão está marcada para o dia 13/03 (6ª feira). No dia 16 (2ª feira), devolverei as mesmas – já corrigidas – para realização da versão final, aquela que irá para a exposição da escola.


. Turmas do 7° ano: os alunos, em grupo, irão fazer levantamento biográfico de personalidades femininas de maior destaque na história e na atualidade do Brasil e do mundo, nas áreas da política, ciências, das artes, literatura, cinema etc.

A pedido de alguns alunos, desde o ano passado, eu introduzi quatro nomes de personalidades femininas que fazem parte do universo infanto-juvenil. São cantoras da Disney Records, como a Miley Cyrus, Demi Lovato, Selena Gómez e Vanessa Hudgens.

Alguns alunos sugiram os nomes das cantoras Rihanna, Beyónce, Raven e outras, mas só inovei com o ingresso destas quatro acima citadas.

Para estes grupos do 7° ano, o uso do computador e da Internet se mostram necessários, tendo em vista a riqueza de informações, de dados mais atualizados, da agilidade no tempo e da captura de imagens. Para facilitar a pesquisa, estou indicando os seguintes endereços, mas a Internet tem várias outras opções:

1. Biografias_UOL Educação

2. ISTOÉ On Line

3. Wikipedia

4. Revivendo Músicas


Em outra postagem apresentarei a Lista das Personalidades Femininas, das quais utilizei para o sorteio dos grupos.

. Turmas do 8° ano: os grupos irão realizar também entrevistas, sendo estas voltadas para mulheres representativas da PEA (População Economicamente Ativa), empregada em qualquer ramo dos setores da economia.

Como a escola se encontra localizada em um bairro caracterizado por atividades secundárias (industriais) e terciárias (transportes, comércio e serviços), eles terão várias opções de escolha e de diferentes ramos profissionais.

NOTA: Todos os alunos, tanto sexto quanto do sétimo e oitavo anos, deverão entregar a primeira versão do trabalho no próximo dia 13 de março (fase de revisão). Na segunda feira seguinte, ou seja, no dia 16, eu devolverei aos grupos somente os trabalhos que necessitarem de correção.

Um comentário:

  1. professora so pasei pra fala que gostei muito do seu glog bjs tem tudo que vc passa na sala rsrsrs

    ResponderExcluir