domingo, 26 de abril de 2009

Enquetes no Orkut: Resultados Obtidos e Repostas

Conforme prometi a alguns alunos, além dos resultados a serem expostos nas Unidades Escolares, onde trabalho, eu iria postar no Blog, tendo em vista que os membros da Comunidade "Geografia em Foco" no Orkut não se restringe apenas às duas escolas.

A participação ainda está muito baixa e eu espero que, aos poucos, os seus membros retornem a compartilhar das atividades.

Faltou, também, um pouco de divulgação de minha parte e de prazo maior nas enquetes . Tenho que admitir!

Bom, tal como citei, as primeiras enquetes deste ano (2009) e os seus respectivos resultados foram:

1ª Enquete: Qual destas ilhas apresenta formação fluvial?

Data do Início: 4 de abril;

Data do Encerramento: 15 de abril;

Opções Oferecidas: The Palm Island; Ilha do Bananal; Ilha de Madagascar e Ilha de Marajó;

Resultados Obtidos (%): The Palm Island (50%); Ilha do Bananal (33%); Ilha de Madagascar (17%) e Ilha de Marajó (0%);

Análise das Opções:

  • Palm Island


Palm Island corresponde ao maior complexo de ilhas artificiais do mundo, isto é, construída pelo homem (origem antrópica). Está localizada em Dubai, cidade mais rica dos Emirados Árabes Unidos, cuja capital é Abu Dhabi.

Sob o formato de uma palmeira de folhas tênues em ambos os lados de seu tronco e com infra-estrutura voltada para fins diversos, desde comerciais, residenciais, turísticos e entretenimentos. a Palm Island a menor e a primeira a ser construída foi projetada a fim de expandir o setor turístico na região.

Seguindo a mesma linha, os objetivos principais que permeiam a construção de três ilhas, sob o mesmo formato (palmeira) visam a expansão do setor turístico e econômico na região.

As referidas ilhas denominam-se de Palm Jumeirah, a Palm Jebel Ali e a Palm Deira.

A primeira construída foi a Palm Jumeirah, que é a menor de todas, com uma estensão de 5 Km e largura de 5,5 Km. Sua obras foram iniciadas em 2001 e os primeiros proprietários se instalaram na ilha no final de 2006. Ela oferece infra-estrutura para fins comerciais e residenciais.

A referida ilha se encontra localizada a 78 Km da costa da cidade de Dubai e, em sua construção, foram utilizados somente areia e pedras. Na verdade, estes materiais serao utilizados também nas outras duas ilhas planejadas.

A Palm Jebel Ali é a segunda maior das ilhas do complexo, com 7 Km de extensão e largura de 7,5 km. Sua construção teve início em 2002 e já se encontra em estágio avançado.

A sua coclusão estava prevista para os meados do ano passado, mas não encontrei – na rede - nenhuma referência quanto o fim das obras.

A vocação desta ilha está voltada para o entretenimento através de parques aquáticos e restaurantes.

Já a terceira ilha, a Palm Deira, será a maior de todas e voltada para atender 8 mil residências de dois andares. Esta, sim, será a maior ilha artificial do mundo.

Seu formato de palmeira contará com 41 folhas variando de 840 a 3346 m de comprimento, enquanto o seu tronco terá 2890 m e 620 m de largura.

Sua construção foi anunciada em outubro de 2004, mas embora não tenham sido divulgados o ano de sua conclusão, presumi-se que isso venha a ocorrer no ano de 2015.

Sendo assim, conclui-se, então, que o complexo Palm Island é de origem antrópica.


A nível só de curiosidade e, ao mesmo tempo, enriquecimento, existe outros projetos em andamento em Dubai, no mesmo moldes das ilhas artificiais.

No entanto, em termos de formato, um é bastante interesante, não só porque difere das anteriores, mas pelo fato de seu arquipélago artificial ter sido projetado sob a forma do desenho do mapa-múndi (vejam a ilustração).

A maioria das ilhas, com preços variando entre US$ 6,2 e US$ 36,7 milhões, já foi vendida para investidores de todo o mundo.

Segundo fontes da Internet, o casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt adquiriu uma propriedade na localidade que representa a Etiópia (África).

  • Ilha do Bananal


Situada a Sudoeste do estado do Tocantins, a ilha do Bananal se encontra disposta entre os dois braços do rio Araguaia, sendo formada por sedimentos carreados pelo próprio rio. Em razão disso (sua formação) e de sua área (cerca de 20 mil Km²), ela ganhou o título de maior ilha fluvial do mundo.

Cerca de 1/3 de sua área compreende o Parque Nacional do Araguaia, fundado em 1959, enquanto os outros 2/3 correspondem à reserva indígena (índios javaés e carajás).

Devido a sua localização geográfica, nesta ocorrem espécies vegetais e animais típicas tanto do cerrado quanto do pantanal. Na época da cheia, dois terços de sua área ficam inundados.

O braço principal do rio Araguaia faz fronteira do estado com o Mato Grosso. O braço menor é navegável por pequenas embarcações.

Entre os animais típicos da ilha podemos encontrar tamanduás, veados, emas, onças pintadas, tatus, cachorros do mato, perdizes, suçuaranas, corvos, mutuns, curiacas, entre outros.

Vários problemas têm sido verificados na área, como a pecuária bovina, a pesca predatória e a ação de caçadores.

  • Ilha de Madagascar

Madagascar é uma ilha que, conjuntamente, com algumas ilhas próximas compreendem o país africano de mesmo nome.

Encontra-se localizada na costa litorânea da África Oriental, no oceano Índico. A ilha fazia parte do continente africano, mas foi separada há cerca de 160 milhões de anos pelo movimento das placas tectônicas. Por isso, sua origem é tectônica.

Cortada por montanhas, a ilha apresenta características fisiográficas distintas: sua costa leste, ligada ao oceano Índico, é constituída por mata densa, enquanto a costa oeste – separada do continente pelo Canal de Moçambique – apresenta vegetação rasteira.

As características de sua paisagem física e de seus animais foram bem retratados na produção cinematográfica "Madagascar", sob a vigilância e aprovação do presidente do país, o líder Marc Ravalomanana, que inclusive visitou a DreamWorks para averiguar se as imagens produzidas nos estúdios desta correspondiam realmente ao da ilha.

Além das condições climáticas favoráveis (clima quentel), o país é caracterizado por praias, vegetação densa e animais exóticos e endêmicos (com ocorrência única na localidade). O lêmure é um exemplo destes (inclusive este aparece na Animação).

A maior parte dos anfíbios encontrados na ilha é também endêmica e cerca de 50% das 209 espécies de pássaros - catalogados e registrados na mesma – só existem lá.
As espécies vegetais (flora) também é diversificada e desconhecida por muitos, pois também são endêmica.

  • Ilha de Marajó

A Ilha de Marajó sustenta o título de maior ilha fluviomarinha do mundo, ou seja, sua formação tem influência fluvial (rios Amazonas e Tocantins) e marinha (sob a dinâmica do oceano Atlântico).

Está localizada na foz do rio Amazonas e do Tocantins, no estado do Pará. Além de suas belezas naturais e históricas, a ilha é famosa, também, por apresentar o maior rebanho de búfalos do Brasil.

Resposta Correta da Enquete: Ilha do Bananal

2ª Enquete: Qual destas obras humanas ainda existe?


Data do Início: 7 de abril;


Data do Encerramento: 17 de abril;


Opções oferecidas: Budas do Afeganistão; World Trade Center; Pirâmide de Chichén Itzá (México) e Museu Nacional do Iraque;


Resultados Obtidos (%): Budas do Afeganistão (10%); World Trade Center (20%); Pirâmide de Chichén Itzá (México) (40%) e Museu Nacional do Iraque (30%).

  • Budas do Afeganistão



Os dois budas que existiam na cidade de Bamiyan, no Afeganistão, foram destruídos no ano de 2001 pelo líder talibã Mohammed Omar. A justificativa foi que o Islã não permite a adoração de estátuas.

Ambos foram esculpidos diretamente na montanha. O primeiro, com 37 metros, apresenta a idade de 1.800 anos e o outro, que era o maior (55 metros) datado de 1.500 anos.

  • World Trade Center





O World Trade Center (WTC) foi projetado, na década de 60, pelo arquiteto nipo-estadunidense Minoru Yamasaki e sua inauguração se deu no início dos anos 70.

Ele, na verdade, era um complexo de sete prédios situado em Nova York (EUA) e era considerado um dos mais altos do mundo.

O design estrutural tubular para as Torre Norte e Torre Sul (torres gêmeas) fazia do WTC uma referência em cartões-postais e para os turistas.

O complexo foi projetado para resistir a fortes ventos, como a de um furacão. Cada torre tinha 102 andares, sendo que a Torre Norte tinha uma altura de 526 metros, enquanto a do Sul apresentava 415 metros.

Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, terroristas do grupo al-Qaeda, que é uma organização islâmica internacional, jogou - num ataque suicida - dois aviões (Boeing 767) sobre complexo, atingindo cada torre, que acabaram ruindo e desabando. De acordo com as informações oficiais foram 2.750 mortes neste atentado, que abalou não só os EUA, como o mundo todo.

  • Pirâmide de Chichén Itzá



Chichén Itzá é o nome da mais famosa Cidade Templo ou Cidade Santuário, como alguns denominam, situada e conservada - até hoje - a nordeste da península de Yucatã, no México.

A pirâmide apresenta 91 degraus em cada um dos quatro lados, totalizando-se em 364 degraus. Acredita-se que a pirâmide era utilizada para fins ritualísticos.

O nome Chichén-Itzá é de origem maia e significa "na beirada do poço do povo Itza".

De acordo com fontes de pesquisa, sua arquitetura tem influência tolteca, isto é, de civilização mexicana anterior aos maias.

Estima-se que a cidade foi fundada por volta dos anos 514 a.C., sendo abandonada em 670. Cerca de 300 anos mais tarde, ela foi reconstruída, tornando-se o centro da cultura maia e a cidade mais importante do nordeste de Yucatã.

  • Museu Nacional do Iraque



O Museu Nacional do Iraque foi queimado e saqueado durante a Guerra do Iraque, em 2003. Sua importância residia no fato do seu antigo acervo conter peças (esculturas, pinturas etc.) e documentos de mais de 10.000 anos, inclusive, antigas cópias do Alcorão.



Resposta Correta da Enquete: Pirâmide de Chichén-Itzá

Nenhum comentário:

Postar um comentário