sexta-feira, 8 de maio de 2009

Curiosidade:Quem foi Tio Sam?







 
Tio Sam - Imagem capturada do site Uncle Sam


A origem do Tio Sam data de 1812, muito antes deste ter sido personificado com as feições do presidente Abraham Lincoln, a qual perdura até hoje.

Segundo consta nos arquivos, durante a Guerra Anglo-Americana (1812-1815), soldados americanos no norte de New York teriam criado o Tio Sam à partir das iniciais U.S. (United States), que vinham estampadas nos barris de carne que eram enviadas para as tropas.
Os soldados teriam substituídos os significados corretos das iniciais U.S. para Uncle Sam (Tio Sam) como forma de referenciar Samuel Wilson, que era comumente chamado de “Tio Sam”.
Samuel Wilson foi o inspetor responsável pela carne de porco comprada pelo governo após a eclosão da guerra contra a Inglaterra, em 1812.
Uma das primeiras imagens do Tio Sam que se tem, consta da caricatura abaixo, publicada em 21 de dezembro de 1861, no Jornal Harper’s Weekly.


Imagem capturada do site Uncle Sam


Nesta época e, antes mesmo, da Guerra Civil, o símbolo dos Estados Unidos era um outro personagem, o Irmão Jonathan, que aparece - abaixo - no Cartoon original do mesmo jornal, impresso em 1862.

Imagem capturada do site Uncle Sam

Com o passar dos anos, a figura do Tio Sam se popularizou muito, até que a Revista Americana Punch o batizou como símbolo estadunidense.
 
Desde 1864, ao mesmo tempo em que se verificava a queda gradual da figura do Irmão Jonathan, Tio Sam se tornava a imagem mais difundida em jornais e outras publicações dos EUA.
 
A personificação do Tio Sam com as feições do presidente Abraham Lincoln, que era considerado um herói nacional, se deu através da arte do cartunista Thomas Nast, em 1869.
A ilustração abaixo corresponde à primeira ilustração do Tio Sam como Abraham Lincoln.
 
Nesta, ele aparece como um símbolo da unidade e da igualdade, sentado e rodeado por indivíduos de diferentes características étnico-culturais. Consta na imagem a seguinte frase, "Tio Sam's Thanksgiving Dinner, Free, Equal ”; que significa “Jantar de Ação de Graças do Tio Sam, livres e iguais".



Imagem capturada do site Uncle Sam

Tio Sam era concebido, originalmente, como símbolo de liberdade e igualdade; símbolo de unificação para os EUA.
 
A imagem do Tio Sam mais parecida com a impressão atual corresponde a figura abaixo, datada de 1876. Thomas Nast o desenha com paletó longo, striped nas calças e chapéu.

Imagem capturada do site Uncle Sam
 
Com o passar do tempo, sua imagem evoluiu até chegar a imagem atual. Em 1917, a pedido das Forças Armadas Americanas, com o objetivo de enfatizar a importância do recrutamento de soldados para a Primeira Guerra Mundial, o artista James Flagg sobrepôs um dedo em riste ao desenho de Tio Sam e acrescentou a frase: “I Want You for U.S. Army” ( “Eu Quero Você para as Forças Armadas dos Estados Unidos”).
 
Em 1961, o Congresso Americano reconheceu Samuel Wilson como inspirador à figura do Tio Sam.
 
 
Fontes de Pesquisa:
 
Brasil Escola

Uncle Sam

Wikipedia

Um comentário:

  1. Essa explicação textual do significado de Tio Sam é deveras simplória ou pueril, não causa nenhum espanto, mas vamos ver, subliminarmente, o que não está por trás diso tudo...nada assim tão ingênuo...mistérioooo?!!!

    ResponderExcluir