terça-feira, 21 de julho de 2009

20 de julho: 40 anos da chegada do homem à Lua




Imagem da Terra acima do horizonte lunar (NASA photo ID AS11-44-6552)

Ontem, também, foi lembrado o dia em que o homem pisou na Lua. O grande feito ocorreu há 40 anos, mais precisamente, no dia 20 de julho de 1969.

A conjuntura histórica vigente, na época, era a Guerra Fria, que marcou a divisão geopolítica do mundo.

O embate era entre as duas grandes potências mundiais, Estados Unidos (EUA) e a União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), caracterizando a bipolaridade da Nova Ordem Mundial, após a II Guerra Mundial (1945).

Mais do que uma disputa pelo poderio militar e/ou econômico entre ambas as potências, o embate perpassava a nível de sistema político-ideológico, tendo os EUA na liderança do sistema capitalista e a URSS à frente do socialismo.

E ambos desejavam a manutenção e a expansão de áreas de influência de seus interesses, capazes de consolidar suas respectivas lideranças.

E foi nesta conjuntura, que o mundo presenciou não só conflitos - das mais diferentes naturezas - financiados e orientados por ambas potências, como também o desenvolvimento e desfiles de materiais bélicos, redes de espionagem, a corrida espacial, o surgimento do próprio terrorismo (preconizado pelo embate entre as duas nações envolvidas), entre outros.

A corrida espacial teve início à partir da década de 50 e esta representava, tanto para os Estados Unidos (capitalista) quanto para a antiga URSS (socialistas), não só a questão de vanguarda nesta área, mas sobretudo, a afirmação quanto à supremacia como potência mundial.

Os russos foram os pioneiros na corrida espacial, em 1957, lançando foguetes, satélites artificiais com o nome de SPUTINIKS, assim como foram os primeiros a colocar um homem no espaço.
Em 12 de abril de 1961, a antiga União Soviética (URSS) lançou a nave Vostok 1 com o astronauta Yuri Gagarin, que na época tinha 27 anos.

Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a ir ao espaço, dando uma volta completa em órbita ao redor do nosso planeta. Sua proeza ficou marcada pela sua célebre frase: “A Terra é Azul!”.

No dia 16 de julho de 1969 foi a vez dos Estados Unidos e o acontecimento foi ainda maior.

O governo estadunidense enviou uma nave tripulada à Lua. O grande acontecimento, que marcou a história da humanidade, teve seu início às 9h32min da manhã no Complexo de Lançamento 39, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida com o lançamento da espaçonave Apollo 11.

A tripulação era constituída pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.

Imagem capturada na Internet


Após entrar na órbita da Lua, no dia 19 de julho, a espaçonave Apollo 11 se desmembrou em dois módulos (duas naves), as quais receberam os nomes de Columbia e Águia.
A nave Columbia permaneceu na órbita lunar, sob o comando de Michael Collins, enquanto a segunda nave (Águia), com os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin desceu até a Lua, no dia 20 de julho de 1969.

E foi às 22h56 min deste dia, que Neil Armstrong se tornou o primeiro homem à pisar na superfície da Lua. Quinze minutos depois foi a vez de Edwin Aldrin, segundo homem a pisar no solo lunar.

Imagem capturada da Internet (NASA photo ID AS11-40-5878)


Michael Collins foi o único que não pode realizar esta proeza, pois ficou na outra nave, esperando o momento de resgatá-los.

Os astronautas ficaram 2 horas e 32 minutos na superfície lunar. Além de fotos, do hasteamento da bandeira dos EUA e da placa que foi deixada no solo lunar, com a seguinte mensagem "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade", os astronautas coletaram fragmentos de rochas (37 Kg).

E, justamente, são estas rochas que comprovam que a chegada do homem à Lua não foi uma farsa, como muitos postulam até hoje. De acordo com os pesquisadores, não há rocha similar na natureza terrestre.

Além de ter sido o primeiro homem a pisar em solo lunar, Neil Armstrong proferiu uma das mais famosas frases da história: "Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade".

Os três astronautas voltaram à Terra, salvos, na nave Columbia. E no dia 24 de julho do mesmo ano, às 12h 50 min, a nave pousou à à 812 milhas náuticas do sudoeste do Hawai, no oceano Pacífico.

A chegada do homem à Lua foi um grande fato histórico não só no âmbito da chamada Guerra Fria, como na história da humanidade. Provou que a evolução tecnológica, mesmo repleta de riscos e desafios, permitiu o êxito da missão e a supremacia dos Estados Unidos.

Reflexo de Armstrong no visor de Edwin Aldrin

Imagem capturada na Internet (NASA photo ID AS11-40-5903)

Fontes complementares de Pesquisa;

. Apollo 11.com

. Apollo 11: 40 anos

. Veja.com

4 comentários:

  1. Professora eu amoo essa frase este e um pequeno passo para o homem mais um gigante salto para ahumanidade e bem verdadee!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, minha linda!

    É uma pena, Jheniffer, que depois desta grande façanha e mesmo com os grandes avanços no campo aeroespacial, a Lua acabou ficando só para São Jorge...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Grande produção cinematografica de hollywood !!
    Totalmente provado ser falso.eu cria fielmente...Igual as armas de destruição em massa do Iraque...

    ResponderExcluir