segunda-feira, 13 de julho de 2009

Curiosidades: Fotos Antigas de Índios dos EUA

Pesquisando na Internet, acerca dos povos indígenas dos EUA, encontrei imagens antigas de índios dos EUA. Elas foram postada no site MDig. É uma pena que este não tenha registrado a fonte, mas vale a pena conferir.


Sioux




Apaches











Warrior














Zuni


 
Diversos Grupos























10 comentários:

  1. Professora, só de olhar eu percebo uma diferença dos índios dos EUA e do Brasil, os brasileiros, pelo clima, se vestem só com uns paninhos rs, já os dos EUA já vestem tipo uma calça, e blusas.

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo um debate, de filosofia e a minha professora escolheu os nomes das equipes e o tema é nomes de tribos americanas e a minha é SIOUX (siuks). E se não fosse pedir muito eu queria saber um pouco mais sobre essa tribo, pois eu só vi uma foto da minha tribo.
    Obrigada pelo seu tempo.

    ResponderExcluir
  3. Professora Marli:
    A senhora não me conhece.Sou desenhista ilustrador e pesquisando fotos de indios deparei com seu blog que achei muito interessante.
    Gosto muito da historia dos indios americanos, sei muito pouco sobre eles, mas sei que os sioux era o que os inimigos chamavam a tribo dakota. sei tambem que Cavalo Doido que matou o General Custer na grande batalha de Littler Big Horm, nunca se deixou fotografar. E mais umas coisinhas a titulo de curiosidade mesmo. Adorei as fotos postadas no blog, gostaria de mostrar um desenho que fiz de um cacique dakota, se puder fazer uma visita no meu blog, o link é esse: http://artesdepolo.blogspot.com.br/Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sobre o comentario da colega Tamiris Neves,a diferença entre a vestimenta entre o indio americano e o brsileiro é devido ao clima. Aqui por ser um pais onde faz mais calor, as tribos optaram por pouca roupa, diferente das tribos de lá onde o frio é constante.

    ResponderExcluir
  5. A você, anônimo, que precisa de informações acerca dos grupos Sioux (tema de debate), eu posso lhe indicar alguns sites que poderão lhe ajudar. Aproveito para pedir-lhe mil desculpas por só agora estar lhe respondendo, pois não estou conseguindo conciliar as minhas atividades (domésticas e profissionais) com a escrita final da minha dissertação de Especialização.

    Os endereços abaixo já se encontram traduzidos em Português... Espero que lhe ajude... Obrigada pela visita.

    Abraços,

    Marli Vieira

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.crystalinks.com/sioux.html&ei=LWFiT7zCHNS3tweqvKyNCA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=6&ved=0CGMQ7gEwBQ&prev=/search%3Fq%3Dsioux%2BDakotas%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1G1GGLQ_PT-BRBR334%26biw%3D1280%26bih%3D673%26prmd%3Dimvns



    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.sioux-indians.com/&ei=oGFiT6DcKMXdtge7q7GICA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=8&ved=0CIcBEO4BMAc4Cg&prev=/search%3Fq%3Dsioux%2BDakotas%26start%3D10%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1G1GGLQ_PT-BRBR334%26biw%3D1280%26bih%3D673%26prmd%3Dimvns


    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Sioux&ei=bWBiT5uuJMjftgfujZ3hBw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=3&ved=0CE4Q7gEwAg&prev=/search%3Fq%3Dsioux%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26rlz%3D1G1GGLQ_PT-BRBR334%26prmd%3Dimvns


    http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/indios-sioux.htm

    ResponderExcluir
  6. Polo,

    Obrigada por sua visita e comentário. E, mais ainda, obrigada por indicar o seu Blog, pois adorei os seus desenhos. Realmente, eles são muito bonitos. Parabéns!

    Deixei um comentário lá. Abraços,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  7. Paulo Roberto,

    Obrigada por sua visita ao Blog e por ter respondido a minha ex-aluna Tamires Neves, mas - embora saiba que não devemos deixar de responder os comentários (é deselegante), muitas vezes, o faço pessoalmente, sobretudo, quando são os meus alunos. Tal como ocorreu com a referida aluna.

    Por vezes, a falta de tempo, faz com que a gente deixe para depois e, acaba esquecendo ou, então, quando lembra, já passou muito tempo.

    Com a Tamires Neves, uma das alunas mais assíduas do Blog, eu já havia respondido em sala de aula.

    De qualquer maneira fica aqui, registrado, os meus agradecimentos por sua atenção a esta e ao Blog.

    Obrigada e um grande abraço.

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  8. Prof.
    peço desculpas pela minha inconveniência em responder a pergunta da Tamires.
    É que eu fico tão empolgado quando se trata de um assunto que eu gosto, que acabo estrapolando.
    Sei que não deveria fazer isso no seu blog ou qualquer outro, mas como disse antes acabei me empolgando. abraços

    ResponderExcluir
  9. Paulo Roberto,

    Eu é que peço desculpas se passei este significado a você. De jeito nenhum foi algo incoveniente de sua parte. Você mostrou-se atencioso e respondeu como deveria estar registrado, mas na época, eu fiz em sala de aula.

    Por favor, não me interprete mal. Eu só tenho que agradecer, afinal o Blog permite este tipo de interação. Por favor, eu só tentei explicar a ausência da resposta.

    Em nenhum momento me senti incomodada ou chateada com a sua intervenção.

    Obrigada por responder à aluna e por se manifestar quanto ao meu comentário.

    Abraços,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  10. É nítida a diferença, não só nas vestimentas como nos traços de índios brasileiros e estadunidenses.A cultura indígena deve ser muito respeitada,e é lamentável saber que muitos índígenas ainda não tem seu papel como cidadão exercido na sociedade.Já houve um grande avanço no Brasil acerca de seus direitos, porém muitos índios brasileiros ainda não tem integração política,direito a frequentar escola, trabalhar de forma legal, etc.Espero que um um dia isso não seja mais existente, e as tribos indígenas tenham sim seu devido papel na sociedade, e sejam vistas também com olhar de admiração e respeito!!!
    Maiara Carvalho,1901

    ResponderExcluir