terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bienal do Livro do Rio: 10 a 20 de setembro


Imagem capturada na Internet



Eu acabei esquecendo que, entre outros tantos fatos que aconteceram, temos a Bienal do Livro, que desde o dia 10 de setembro vem acontecendo no Riocentro.

Ontem, algumas alunas da Turma 1602 (E. M. Dilermando Cruz) me procuraram para pedir se eu poderia levá-las à Bienal do Livro, mas a escola não tem como disponibilizar ônibus.

Algumas turmas dos anos iniciais já se programaram para ir, mas devo admitir que nem imagino como as professoras conseguiram o transporte. Talvez pela Coordenadoria ou através de empresa privada. Não sei mesmo!

Infelizmente, no momento, não posso nem pensar em ir, pois estou em semana de prova e, além disso. trabalho - à tarde - em outra escola. Como a minha filha está super gripada e em casa (ela não tem ido à escola por este motivo), nas minhas tardes livres (terça e quinta) estou com ela.

É uma pena não poder ir e nem apoiar a iniciativa deste grupo de alunas. Afinal, a Bienal do Livro Rio é considerado um dos maiores eventos literários do país.

Além do acesso a diversas publicações, as pessoas têm a oportunidade de conhecer diversos autores, conhecidos e desconhecidos, bem como de arriscar um contato, um autógrafo ou imagem com os seus favoritos.

Eu assisti uma reportagem no jornal da TV acerca do movimento no Riocentro por conta da Bienal do Livro e vi a euforia das adolescentes em razão da presença da autora Thalita Rebouças, que escreve para o público adolescente.

Escritora Thalita Rebouças - Imagem capturada na Internet

Minha filha também tem alguns de seus livros, como: "Fala Sério, Mãe!", "Fala Sério, Professor!", "Fala Sério, Amiga!" e "Tudo por um Pop Star".

Hoje, ela soube que Meg Cabot, autora da série "O Diário da Princesa" esteve na Bienal, no domingo passado. Ela logo foi dizendo... "Mãe, me leva na Bienal!"

Escritora Meg Cabot - Imagem capturada na Internet

Mas, infelizmente, por conta do seu estado e das circunstâncias ainda da pandemia da Gripe H1N1, ela não pode sair. O tempo está bastante nublado, a temperatura caiu um pouco e não podemos arriscar.

Ela até perdeu três provas, em consequência da gripe, seguindo as orientações da escola em não aceitar aluno gripado. Vamos ver... se ela melhorar e der para irmos, tudo bem!

A Bienal do Livro termina no próximo domingo, dia 20 de setembro.

Eu queria conhecer o espaço da Floresta de Livros. Pelas imagens que vi na TV, deve ser muito legal, principalmente, para o público infanto-juvenil.

Floresta de Livros - Imagem capturada na Internet

Há muitas atividades recreativas, além de debates e bate-papos com escritores.

Eu já comentei com os meus alunos que o meu sonho era publicar as minhas histórias. Eu também gosto de escrever (acho que já deu para perceber, não?) e eu tenho onze histórias escritas voltadas para o público infantil e outras para leitor da faixa infanto-juvenil.

Quem sabe, um dia, eu arrisco! Segundo a escritora Meg Cabot, autora do "O Diário da Princesa", no início, quando ela procurava as editoras para publicar as suas histórias, ela foi rejeitada. E, hoje, ela já vendeu cerca de 50 milhões de livros.

É, pode ser... quem sabe! Por enquanto, vou ficar na expectativa de ir na Bienal do Livro.

2 comentários:

  1. Eu vi a matéria no RJTV falando sobre as duas, eu não tive ainda oportunidade de ler da Thalita Rebouças, mais da Meg Cabot sim, eu estava querendo comprar um livro, fiz uma pesquisa e comprei o livro dela "Pegando Fogo", eu gostei muito da história, pois mostra o que acontece a uma pessoa se ela começar a mentir sem parar, e vai ter uma hora que as mentiras vão se juntar todas e fazer uma bola de neve.Eu queria ir à Bienal, mais infelismente minha mãe não pode me levar :|

    ResponderExcluir
  2. Tamiris,

    Que bom que você adora ler! Eu acho até interessante que muitos alunos de sua turma gostam de ler.

    Eu também não pude ir à Bienal, pois com as escolas e olhando a minha mãe, quase não sobra tempo para atividades extras.

    Beijos,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir