domingo, 6 de setembro de 2009

Dicas: Cartilhas e Manuais sobre Meio Ambiente

Meio Ambiente: Produto da Relação Homem x Natureza
Imagem capturada na Internet


“Pense globalmente, aja localmente”
(escritora americana, Hanzel Henderson)
 
Texto atualizado em 26/11/2014 às 23h05
Aquecimento Global é um tema que não deve ser tratado nas escolas apenas como forma de trabalho didático. As estratégias de ensino sobre as causas, os efeitos e as medidas preventivas devem ser diversas, desde uma simples discussão em sala de aula acerca de uma reportagem de jornal ou revista, como debates mais profundos, projeção de documentários, filmes, desenhos (Wall - E; A Era do Gelo I e II), leitura e interpretação de Textos Didáticos, produção de textos e/ou poesias, pesquisas escolares, trabalhos manuais e maquetes, oficinas de reciclagem, elaboração de um glossário, entre outras opções.
 
Muitas vezes considerado exaustivo pelos alunos, a sua abordagem deve primar para um enfoque mais dinâmico e voltado para a realidade dos mesmos, bem no âmbito do município, da região ou do país.
Há diversas Cartilhas disponíveis na Internet, que podem ser “baixadas” gratuitamente pela Internet.
Como sugestão, eu indico algumas Cartilhas Didáticas e Manuais voltados para estas questões:

1. Perguntas e Respostas sobre o Aquecimento Global


Desenvolvida e publicada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) em parceria com a Woods Hole Research Center (WHRC), a Cartilha oferece – em forma de perguntas – dados e informações a respeito dos diferentes tópicos de abrangência da temática.
 
São ao todo 32 perguntas associadas as principais dúvidas e assuntos conexos ao fenômeno.
 
Erika de Paula Pedro Pinto, Paulo Moutinho, Liana Rodrigues, Flávia Gabriela Oyo França, Paula Franco Moreira e Laura Dietzsch são os autores da referida Cartilha.

 
Faça aqui o Download da Cartilha Perguntas e Respostas sobre o Aquecimento global
2.Mudanças do Clima / Mudanças de Vida: Como o Aquecimento global já afeta o Brasil
O conteúdo desta Cartilha deve ser complementado, também, com um Documentário (em DVD) realizado pelo Greenpeace, sob o mesmo título.
Ele mostra as prováveis causas do ciclone extratropical Catarina que atingiu a região sul do país, em março de 2004, com a intensidade de um furacão (100 mil casas destruídas e 3 mortos) e a forte estiagem na Amazônia, em outubro de 2005, que abaixou e secou o leito dos rios de sua bacia hidrográfica, no baixo curso (Manaus e parte leste do Amazonas), inclusive, o rio principal: rio Amazonas. A região oeste do estado apresentou os menores índices pluviométricos dos últimos 60 anos.
Faça AQUI o Download da Cartilha Mudanças do Clima / Mudanças de Vida: Como o Aquecimento global já afeta o Brasil

3. Manual de Etiqueta para uso do planeta


Fazendo uma correlação com o quê se dita na moda, atualmente, em termos de beleza, elegância e de ser chique, o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, no Manual de Etiqueta para Uso do Planeta, trata das questões ambientais, tão em voga no dias de hoje, que é a preocupação com o planeta Terra.

E, afirma que tal como “cuidamos da beleza, do corpo e da nossa casa, somos responsáveis também pelo cuidado com o planeta e seus habitantes”.
E alerta ainda que consumimos 25% a mais em recursos naturais do que a Terra consegue repor. E os efeitos desta relação desigual e suas consequências são sérias e, com certeza, não pouparão ninguém: escassez de água potável, redução das terras férteis; acúmulo de lixo, poluição do ar etc.
A Cartilha oferece muitas dicas e orientações comportamentais. Vale a pena conferir!
Faça aqui o Download do Manual de Etiqueta para uso do planeta


4. Dica de cartilha excluída a pedido da autora

5. Cuidemos do nosso Clima

Com os mesmos objetivos das demais Cartilhas, visando elucidar dúvidas acerca de tópicos ligados à questão ambiental. Neste caso específico, o tópico principal é o Clima e suas conexões com o fenômeno do Aquecimento Global, com as emissões de gases de efeito estufa e, notadamente, as implicações quanto às mudanças climáticas neste contexto.
 
Com uma linguagem mais simples e ilustrações voltados para o público infanto-juvenil, a Cartilha apresenta argumentos e inferências publicadas no Terceiro Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da OMM/PNUMA ou, ainda, com base em relatórios preparados pelas nações ao redor do mundo.
Autoria: Y. Boodhoo, presidente da Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Faça aqui o Download da Cartilha Cuidemos do nosso Clima.

6. O que é, o que é Meio Ambiente?

Destacando que o maior desafio nosso, neste século e nos
próximos, é salvar o planeta da destruição, a cartilha é voltada para os públicos adulto e infanto-juvenil.
 
Numa linguagem simples e sob a forma de tópicos, ela trata sobre o Meio Ambiente e diferentes temas inter-relacionados, bem como algumas atitudes comportamentais quanto aos cuidados à Terra, patrimônio da humanidade.
Faça aqui o Download da Cartilha O que é, o que é Meio Ambiente?






Espero ter contribuído, fazendo a minha parte, na divulgação das Cartilhas e, consequentemente, possibilitando a conscientização sobre a importância da temática, bem como a ampliação de idéias e de práticas educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário