domingo, 15 de novembro de 2009

Missão Lcross: Descoberta de água na Lua

Presença de água na Lua - Imagem capturada na Internet - INFO Online

Na última 6ª feira, dia 13, os principais meios de comunicação - impresso e falado - divulgaram a informação a respeito da descoberta recente de água em uma cratera lunar.

O anúncio feito pela NASA sobre a existência de água na Lua vem de encontro e reforça as ideias de tornar o satélite natural do nosso planeta em uma base física para futuras viagens.

A descoberta da água, sob a forma sólida (gelo) se deu graças à missão denominada Lunar Crater Observation and Sensing Satellite (missão Lcross). De acordo com o quê foi divulgado nas mídias e no INFO Online , esta nova descoberta só foi possível graças ao choque do foguete Centaur em solo lunar ao se desprender do satélite Lcross, no dia 09 de outubro passado.

O foguete, que estava em alta velocidade, atingiu uma região permanentemente sombreada da cratera Cabeus, localizada próxima do pólo sul lunar. Com o forte impacto do foguete abriu-se um buraco de 18 a 30 metros de largura, no qual foi possível registrar a ocorrência da água. De acordo com o anunciado são cerca de 90 litros de água congelada.

O choque ainda criou uma nuvem de vapor e poeira fina e permitiu, também, a constatação da existência de um material mais pesado na localidade.

Com a descoberta confirma-se também a ocorrência de grandes quantidades de hidrogênio observadas nos pólos lunares.

De acordo com a NASA, os dados da Lcross mostram que na Lua existe mais água e que esta se encontra mais espalhada. Contudo, as concentrações exatas de água ainda são incertas.

Fonte: INFO plantão

Nenhum comentário:

Postar um comentário