quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Queda do Muro de Berlim II

Aproveitando as comemorações dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, vou compartilhar dois mapas publicados na Folha OnLine, que explicitam melhor a configuração político-administrativa da Alemanha dividida, durante o período da Guerra Fria (1947-1989) e, depois, de sua reunificação, após a queda do Muro de Berlim (09 de novembro de 1989).
 
Para muitos, a queda do Muro de Berlim representou o fim da Guerra Fria, até mesmo porque o processo já vinha desenrolando ao longo dos anos e com o feito, o modelo foi desmantelado, fazendo com que muitas nações migrassem de regime.
 
No entanto, outros consideram o ano de 1991, quando houve a dissolução efetiva do Pacto de Varsóvia, ou seja, a Aliança militar entre os países do Leste Europeu e a URSS.
 
Assinado, em maio de 1955, o Tratado de Assistência Mútua da Europa Oriental foi firmado na capital da Polônia. Daí, o emprego do termo Pacto de Varsóvia. Seus objetivos eram: auxílio militar mútuo aos seus países-membros e consultas sobre problemas de segurança e colaboração.
 
Foi o principal instrumento da hegemonia militar da URSS, contrapondo-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), do bloco capitalista, cujos objetivos eram desenvolver uma estreita colaboração política entre os seus países-membros e fornecer auxílio militar mútuo, em caso de ataque a um deles.
 

Alemanha Dividida - Imagem capturada na Folha OnLine


Alemanha Reunificada - Imagem capturada na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário