quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dica de Site: Portal do Professor





Imagem capturada no site (Adobe Photoshop)


Gostaria de indicar o Portal do Professor, espaço criado pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece várias ferramentas e recursos para a formação e prática docente.
Vejam os recursos e ferramentas oferecidos:
. Espaço da Aula: além de poder acessar o conteúdo das aulas publicadas no Portal, o usuário pode criar e publicar a sua sugestão.
. Jornal do Professor: As edições são quinzenais e o seu foco é voltado para o cotidiano da sala de aula. Há artigos, notícias, sugestões, entre outros.
. Recursos Educacionais: o site oferece uma coleção de recursos multimídia para todos os níveis de ensino e em diversos formatos. De acordo com as informações do Portal, o mesmo oferece 3636 recursos, sendo que alguns exigem programas para serem visualizados.
. Cursos e Materiais: O Portal indica Cursos oferecidos pelos sistemas públicos de ensino, bem como de apoio a projetos voltados para a formação e o exercício profissional dos futuros docentes.
Os Materiais de Estudo servem de subsídio a uma melhor fundamentação e enriquecimento da prática docente. São oferecidos materiais temáticos, módulos de auto-aprendizagem, proposições de ensino, recursos em diversos formatos, parâmetros e referenciais.
. Interação e Colaboração: É oferecido ferramentas para promover a interação com outros professores (Fóruns, Chats e Debates), assim como compartilhar conteúdos, informações e pesquisas.
. Links: Compartilha sites e portais nacionais e internacionais para auxiliar a pesquisa e a formação de professores.
. Plataforma Freire: Permite o acesso direto ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, que integra - no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, o Ministério da Educação (MEC), as Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e as Secretarias de Educação dos Estados e Municípios.
O Plano Nacional de Formação é voltado para os professores da rede pública de Ensino, estadual e municipal, sem formação adequada à LDB, os quais podem se inscrever em cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, oferecidos em 76 Instituições Públicas de Educação Superior (48 Federais e 28 Estaduais).
O docente de Formação Básica poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura (carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação) ou nos de 2ª Licenciatura (carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação), assim como nos de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura.
Vale a pena, conferir. Acesse o Portal do Professor, AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário