sábado, 23 de janeiro de 2010

Uruguai: Serpente de duas cabeças

Imagem capturada na Internet (Montevideo COMM)


Por falar em serpente... a presente notícia é, por sinal, bastante curiosa. A "Globo.com" divulgou uma nota a respeito do nascimento – nesta última 4ª feira (20/01) de uma cobra urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus), com duas cabeças na Reserva Ambiental do Departamento de Flores, Rodolfo Talice, localizado a 200 km da capital do Uruguai, Montevidéu.

Segundo os veterinários, a referida espécie venenosa apresenta uma má-formação nas vértebras, a partir da qual se ramifica em duas cabeças.

Algumas informações prestadas no referido site brasileiro, assim como em outros não coincidem com as publicadas no próprio “Montevideo COMM”, pois de acordo com este último, casos semelhantes a este são bastante raros, sendo que - em média - só ocorre um nascimento de serpente de duas cabeças em cada 50 mil nascidos.

Esta espécie de cobra pode ser encontrada, também, em países vizinhos da América do Sul, como o Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.

A preocupação dos veterinários locais, no momento, é tentar preservar a espécie, pois a razão da apreensão decorre do difícil processo de mudança de pele da espécie recém-nascida, quando esta começa a comer.

Segundo Felipe Cantera, assessor de imprensa da Reserva, como qualquer outra cobra venenosa, ela deverá injetar o veneno e depois digerir a comida, e neste caso, tanto a sua mobilidade quanto o alimento podem ficar comprometidos.

Fontes:

. Globo.com

. Informador.com.mx

. Montevideo COMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário