quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Curiosidade: Enfarte, Infarte ou infarto???


Imagem capturada na Internet (Webciencia)


Antes de falar sobre o infarto, propriamente dito, gostaria de elucidar uma dúvida a respeito do uso correto da palavra. Assim como muitas pessoas, eu já ouvi falar de enfarte, infarte e infarto. A dúvida sempre existiu, mas devo admitir que também nunca procurei saber o correto.

Agora, no entanto, com o caso recente da minha mãe, o interesse aumentou e foi até necessário a fim de dar sentido correto a esta matéria.

Apesar dos médicos usarem o termo “infarto”, o tempo todo, pesquisei nos dicionários e na Internet para desfazer as dúvidas ainda existentes.

Ah, já ia me esquecendo... o infarto é também designado – popularmente - como ataque do coração ou ataque cardíaco.

Segundo o Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio (ICEM), o termo infarto é mais empregado no sul do país, inclusive, com propósitos de sua indexação em artigos de revistas científicas, livros e outros tipos de materiais e pesquisas por parte dos cardiologistas e outros especialistas. Já a expressão enfarte é mais utilizada nas demais regiões brasileiras.

Ainda, de acordo com o referido Instituto, a 11ª edição do Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, editado em 1980 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), passou a adotar a preferência pelo uso do termo infarto, mesmo concebendo, também, a outra expressão (enfarte).

O famoso Professor Pasquale, também, apresenta uma explicação acerca desta controvérsia entre os termos empregados ao ataque do coração. É possível ouvi-la através do quadro “Com a palavra, o professor Pasquale”, que faz parte de alguns programas da Rádio Globo AM (Clique AQUI).

E assim, como eu pude constatar e até ratificando o termo utilizado pelos médicos da minha mãe, o mais correto mesmo é falar INFARTO.


3 comentários:

  1. Eu também nunca soube o certo, cada pessoa usa o termo que mas gosta e isso dificulta rs.

    ResponderExcluir
  2. Tamiris,

    Mas, agora, você já sabe! Embora, algumas ainda usem enfarte, o mais correto é infarto.

    Fico feliz por você ter voltado. Beijos

    ResponderExcluir
  3. SEgundo o professor Luiz Antonio Sacconi, único gramático e dicionarista vivo no país, as palalavras infarto e infarte possuem significados diferentes, que são: infarto: a pessoa sofreu uma parada cardíaca e foi a óbito,ao passo que, infarte: a pessoa sofreu parada cardíaca e sobreviveu. Já a palavra enfarte não existe!
    Espero ter colaborado com essa dúvida, pois até apresentadores de telejornais cometem esse erro, que até já foi consagrado pelo uso popular!

    ResponderExcluir