quinta-feira, 4 de março de 2010

Guia Animado de Terremoto


Imagem capturada na Internet (Google)


Eu comentei e prometi aos alunos, mas acabei esquecendo de postar o Guia Animado de Terremoto da BBC Brasil.

Neste é possível compreender como ocorrem os terremotos, bem como distinguir os tipos de movimentos das placas tectônicas (convergentes e divergentes) e suas consequências na superfície da Terra.

Como é mostrado no Guia Animadao, os movimentos convergentes (de encontro) das placas tectônicas são de três tipos: colisão; subducção e deslizamento lateral.

No caso do terremoto ocorrido no Haiti, no dia 12 de janeiro, o contato das placas tectônicas (do Caribe e a Norte-Americana) se faz por deslizamento lateral. Já o sismo sucedido no Chile, no último dia 27 de fevereiro, o movimento convergente das placas Nazca e a Sul-Americana é por subducção.

Para assistir o referido Guia Animado de Terremoto, clique AQUI!


Vale ressaltar, aqui, que vários abalos sísmicos estão ocorrendo no continente americano, diariamente, tanto na faixa costeira do Pacífico Sul (no Chile, principalmente) quanto na do Caribe.

De uma maneira geral, estes tremores (réplicas) que sucedem os grandes sismos cessam depois de um certo tempo, fazendo com que as cidades destruidas parcial ou totalmente possam se reestrutura e dar condições mínimas para que a população local retome as suas atividades e vida social. Mas, em razão de sua localização geográfica, os abalos sísmicos não cessarão, podendo ocorrer novamente a qualquer momento futuro.

Daí, um site que já indiquei neste meu espaço (Categoria: Dicas de Sites) e considero super interessante para acompanhar estes fenômenos e outros (internos e externos) é o do Painel Global. Acesse-o AQUI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário