segunda-feira, 5 de abril de 2010

04 de Abril: Domingo de Páscoa

Imagem capturada na Internet (Google)



A palavra "Páscoa" deriva da expressão hebraica "pessach", que significa "passagem". A Páscoa Judaica foi estabelecida na época de Moisés, justamente, em agradecimento a Deus pela libertação do povo de Israel escravizado pelo Faraó Ramsés, o Rei do Egito. Em razão disso, para os hebreus, a Páscoa significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu.

A Páscoa Cristã, por sua vez, se refere à passagem da morte para a vida, ou seja, ela comemora a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu crucificado, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia.

Considerada a festa mais importante do calendário cristão, a semana que antecede o Domingo de Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta tem início no Domingo de Ramos, data que se festeja a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

Imagem capturada na Internet (Google)

É denominado de Domingo de Ramos, porque na época, o povo usou ramos de oliveiras, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde Jesus passou, montado em um jumento. Daí, os ramos de palmeiras nas missas e nas procissões no Domingo de abertura da Semana Santa (Domingo de Ramos).

A Páscoa Cristã não tem uma data específica, variando de ano em ano. Ela é comemorada no primeiro domingo depois da Lua Cheia, após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e do equinócio de outono no Hemisfério Sul.

Esta determinação segue o Decreto do Papa Gregório XVIII, de 24 de fevereiro de 1582, baseado no Concílio de Nicéia (325 DC).

Assim sendo e de acordo com o calendário lunar, o Domingo de Páscoa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Para saber as datas da Páscoa de 2010 a 20180, clique AQUI!

Para participar da Via Sacra Virtual, ou seja, do trajeto de Jesus carregando a cruz desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário, clique AQUI!

Fontes:

. Portal da Família

. Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário