sábado, 1 de maio de 2010

30 de Abril: Dia da Baixada Fluminense


Imagem capturada na Internet (Google)

Além do Dia Nacional da Mulher, hoje, é comemorado o Dia da Baixada Fluminense (ou Dia da Baixada).

A região da Baixada Fluminense, para quem não conhece, compreende 13 municípios, correspondendo à faixa de terras que abrange toda a região metropolitana que faz limite com a cidade do Rio de Janeiro.

Embora, alguns discordem, os 13 municípios que constituem à Baixada Fluminense são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Queimados, Seropédica e São João de Meriti.

Região que apresenta uma riqueza histórica de ocupação humana e de desenvolvimento econômico. No entanto, hoje, a maior parte das notícias acerca da Baixada Fluminense trata da realidade "crua" e "nua" da região. Realidade esta, marcada pela violência e outros problemas sociais e de infra-estrutura.


Imagem capturada na Internet (Google)

 


Igreja Nossa Senhora do Pilar, Duque de Caxias
Imagem capturada na Internet (Google)


A escolha da data de 30 de abril como o Dia da Baixada refere-se a um fato histórico, isto é, à data de inauguração da primeira ferrovia construída no Brasil.

A Estrada de Ferro Mauá ligava a Estação Guia de Pacobaíba (antigo Porto de Mauá) no município de Magé à região de Fragoso, no sopé da Serra de Petrópolis, em um percurso de menos de 20 quilômetros.

Sua inauguração ocorreu no dia 30 de abril de 1854 e, à partir desta, a ocupação urbana se desenvolveu ao longo do seu trajeto e nas áreas adjacentes, dando origem às vilas e povoados.

A Lei nº 3.822, que estabelece a data 30 de abril como o Dia da Baixada Fluminense, entrou em vigor no dia 02 de maio de 2002.





Estação Guia de Pacobaíba - Fonte: Fórum Cultural da Baixada

Para saber um pouco mais sobre a história da Baixada Fluminense sugiro a leitura "Gênese e (Re) produção do Espaço da Baixada Fluminense", de autoria de FIGUERÊDO. Acesse AQUI!


Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário