domingo, 23 de maio de 2010

África do Sul: A leveza dos Golfinhos Surfistas

Imagem capturada na Internet (Fonte: BBC Brasil - Foto de Greg Huglin)


África do Sul, país-sede da Copa 2010...

A riqueza de informações sobre este país é muito grande. E não pense que o seu dossiê paira apenas em suas mazelas sócio-econômicas, seja por seu passado sombrio, maculado pela herança econômica e social do Apartheid, seja pela sua situação atual marcada por um dos maiores contingentes de soropositivos da África (HIV/AIDS) e por um dos maiores índices de criminalidade associada a armas de fogo.

Contrariamente, este se destaca como a maior economia do continente, na produção de carvão mineral, manganês, ferro, cobre, platina, diamante, ouro e urânio, que são fundamentais para o desenvolvimento industrial e, ainda, por seu grande potencial econômico para o ecoturismo.

A combinação destes aspectos e os riscos eminentes na economia com a questão da AIDS faz com que as previsões não sejam nada otimistas para este país africano. Seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) publicado em 2008 (ano base 2005) era médio (0,674), projetando-o na 121ª posição no ranking dos países.

Mas, vamos deixar para discutir estes aspectos históricos e sócio-econômicos em sala de aula ou através de pesquisas numa abrangência sobre a Copa do Mundo.

Somada às expedições e safaris que representam grandes fontes de renda para a África do Sul, uma outra atração virou destaque nas mídias em abril deste ano, prometendo ser mais um atrativo para os turistas e população local.

Trata-se das imagens e do filme produzidos pelo fotógrafo estadunidense Greg Huglin na costa litorânea da África do Sul.

A princípio, Greg Huglin foi para a África do Sul na intenção de filmar tubarões brancos, mas para sua surpresa, ele presenciou um grupo de golfinhos surfistas. A partir daí, seu objetivo se voltou para o estudo comportamental destes, que diariamente e a qualquer horário, podem ser vistos surfando.

O fotógrafo trabalhou durante seis anos, dedicando-se por três meses anualmente, para observar, fotografar e filmar os golfinhos.

De acordo com a reportagem da BBC Brasil, Greg Huglin relatou ter presenciado grupos de até 400 golfinhos surfando juntos. Inacreditável, não?!

Os golfinhos pegam ondas de até 7,5 metros de altura. Alguns, entretanto, chegam a saltar 6 metros de altura acima das ondas.

O fotógrafo desconhece o quê leva os golfinhos a surfar, mas um fato ele pode consntatar durante o período de observação... os golfinhos se divertem muito pegando ondas.

Daí, a ideia de produzir o filme "Golfinhos Surfistas", que foi lançado neste ano (abril/2010). Acesse AQUI e veja o trailer do filme.

Para visitar o site do fotógrafo, clique AQUI!

Minha filha disse que o Fantástico vai passar esta matéria hoje em sua programação dominical. Este deve se apresentar aprofundado acerca da matéria e, talvez, um trecho maior do filme.

As fotos abaixo são do fotógrafo Greg Huglin e foram capturadas na BBC Brasil.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário