sábado, 26 de junho de 2010

Tragédia no Nordeste: Chuvas torrenciais e rompimento de barragens devastam cidades inteiras




Rio Jacuípe e Cidade de mesmo nome(Alagoas) - Imagem capturada na Internet (Fonte: Revista Veja)



Não há como ficar indiferente a certos acontecimentos, ainda mais sendo estes trágicos, como foram as consequências das chuvas na região nordeste do Brasil.

Desde o dia 18 de junho, as chuvas que caíram na região, sobretudo nos estados de Pernambuco e Alagoas, deixaram pelo menos 51 mortos, sendo o maior número em Alagoas (34 óbitos).

As cidades mais afetadas, em ambos os estados, mais pareciam ter sofrido um tsunami. De acordo com os especialistas, a violência da enxurrada e consequentemente da devastação das cidades não decorreram apenas em razão do aumento dos índices pluviométricos na região, mas principalmente pelo rompimento de barragens situadas ao longo de rios que cortam Pernambuco e Alagoas.

Só para se ter uma ideia quanto a média de chuvas, em Pernambuco, a média esperada para este mês de junho era de 389 mm. Contudo, em três dias, caíram 248,2 mm.

O número de desabrigados é muito grande e quanto aos desaparecidos, graças a Deus, o quantitativo divulgado (centenas de pessoas) foi reduzido em razão da descoberta que muitos saíram e procuraram abrigos antes da enxurrada.

Um caso super interessante e transmitido nos telejornais ocorreu numa comunidade quilombola em União dos Palmares, município de Alagoas. Os seus moradores tiveram que subir em árvores para escapar da enchente causada pelo transbordamento do rio Mundaú, que cobriram as suas respectivas casas.

As chuvas deram uma trégua, mas segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Os riscos de uma nova subida dos rios na região não foram descartados e, com certeza, dificultarão a entrega de donativos e a chegada das equipes de resgate nas referidas áreas.


As imagens abaixo foram capturadas na Internet com o objetivo de ilustração (Fontes: Revista Veja, Click PB)




Município de União dos Palmares, rio Mundaú (Alagoas)






Município de União dos Palmares (Alagoas) - Observem as marcas da altura da água nas paredes das casas desmoronadas



União dos Palmares (Alagoas)





Barragem na cidade do Rio Largo (Alagoas)

Cidade do Rio Largo (Alagoas)







Cidade do Rio Largo (Alagoas)






Cidade de Branquinha (Alagoas)







Cidade do Rio Largo (Alagoas)






Cidade Branquinha (Alagoas)






Cidade Branquinha (Alagoas) - Vejam o detalhe do trilho da linha férrea



Nenhum comentário:

Postar um comentário