quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tirando algumas dúvidas: Ano de Filiação na FIFA

Imagem capturada na Internet (Google)

Uma das maiores dificuldades dos alunos foi encontrar o ano de ingresso dos países participantes da Copa do Mundo 2010 na Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), ou seja, o ano de sua filiação à Federação.

A FIFA ou Fédération Internationale de Football Association (nome oficial em francês) foi fundada em Paris (França), no dia 21 de maio de 1904, com a participação de representantes da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça.

Sua sede fica em Zurique, na Suíça, e o seu atual presidente é o suíço Joseph Blatter.

Filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), a FIFA é composta por 208 federações nacionais e conta com, aproximadamente, 310 colaboradores procedentes de 35 países. A Instituição é formada pelo Congresso (órgão legislativo), o Comitê Executivo (órgão executivo), pela Secretaria Geral (órgão administrativo), além dos comitês, que auxiliam o Comitê Executivo.

Vale ressaltar, aqui, que a FIFA integra o maior número de países, quantitativo este, inclusive, acima das 192 nações reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Muitos alunos acharam que o ingresso dos países aconteceu por ocasião do 1º Campeonato Mundial de Futebol, ocorrido em 1930, no Uruguai. Mas, na verdade, apesar desta ter sido fundada em 1904, o Campeonato só foi realizado após a reconstrução econômica (e social) da Europa afetada pela I Guerra Mundial (1914-1918).

Para esclarecimentos devidos, vejamos o ano de filiação dos países que participaram da Copa do Mundo 2010.

Fontes:

. FIFA.com

. Quadro de Medalhas

2 comentários:

  1. Conseguir acertar o ano do meu país. Mais foi muito trabalhoso achar, a maioria dos sites não costava a Eslováquia, e sim, a República Tckeca.

    ResponderExcluir
  2. Tamiris,

    Mas, eu dei o endereço (link) para pesquisa.

    ResponderExcluir