quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os animais estão em festa e agradecem

Postagem atualizada em 29/07 às 11h26.


Imagem capturada na Internet (Fonte: Último Segundo)


Em meio a tantos problemas de ordem ambiental, eis que duas notícias recentes e, sob direção contrária, puderam amenizar o quadro sombrio tão característico das reportagens sob este enfoque.

Uma delas diz respeito à descoberta que de uma espécie rara de primata, o lóris-delgado-vermelho (Loris tardigradus), considerado extinto por mais de seis décadas, o qual foi fotografado por uma equipe de pesquisadores da Sociedade de Zoologia de Londres, da Universidade de Colombo e da Universidade Aberta do Sri Lanka em uma floresta central do Sri Lanka.


Imagem capturada na Internet (Fonte: Último Segundo)



A descoberta, no entanto, não é recente, uma vez que o mamífero foi visto em 2002, mas só agora, após a comprovação de sua existência através de fotos é que a notícia foi divulgada.





Abril de 2010: toureiro Daniel Luque em tourada de Madri (Foto: Daniel Ochoa de Olza/AP - Fonte: G1. Globo.com)



A outra notícia positiva rompe com uma tradição cultural na Catalunha, região autônoma espanhola, que é a tourada.

Como muitos sabem, a Espanha é famosa, entre outros aspectos, por sua tradição ligada às touradas, como também as corridas de touros pelas ruas das cidades. No entanto, ao longo dos anos, diversos movimentos e protestos – internos e externos - a favor dos animais lutam por sua proibição definitiva. E assim foi feito...

O Parlamento da Catalunha determinou a proibição às touradas a partir de 2012, constituindo-se - assim - a segunda região espanhola que as proíbe (em 1991, as Ilhas Canárias foram as primeiras). É uma pena que a mesma proibição não valeu para as corridas de ruas, eventos mais populares.


Para saber mais, leia: Espanha: A pátria das touradas


Fontes:

. G1.Globo.com (Touradas)

. Último Segundo (Primata raro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário