quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Região Sul do Brasil: Inverno com registro de precipitação de neve





Imagem capturada na Internet (Fonte: Último Segundo)

 
Estamos em pleno inverno e usamos - poucas vezes - agasalhos, ainda mais, dias atrás quando as temperaturas elevadas no Rio de Janeiro mais pareciam verão.
 
Com a chegada da massa de ar e a formação de uma frente fria, mais uma vez, os cariocas tiraram os casacos do armário e, como sempre, o guarda chuva.
 
Agora, temperaturas mais baixas foram registradas na região Sul do Brasil, inclusive, com ocorrência de precipitação de neve. Isso ocorreu, ontem à noite, na cidade de Cambará do Sul, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.
 
De acordo com o que foi publicado, o fenômeno ocorreu por volta das 23h e durou cerca de 40 minutos. Muitos não chegaram a ver a precipitação da neve, pois pelo adiantado da hora, o frio e a chuva que caia na cidade, a maior parte da população já estava dormindo.
 
Segundo com a Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas cidades apresentaram temperaturas abaixo de zero. As três capitais dos estados do Sul registraram, ontem, a segunda tarde mais fria do ano até o momento.
 
A possibilidade de neve é esperada também para amanhã, assim como geada.
 
Como muitos sabem, o território brasileiro está situado em duas zonas térmicas, a Zona Tropical ou Intertropical e a Zona Temperada do Sul. Onde a relação entre a latitude x radiação solar responde pelas características climáticas gerais.
 
A maior parte do Brasil se encontra na Zona Tropical (ou Intertropical), que tem como característica principal ser a mais quente e úmida do planeta.
 
Já a Zona Temperada do Sul, localizada nas médias latitudes (acima de 23° S) tem como particularidade a ocorrência das quatro estações do ano de forma bem distintas, ou seja, as características típicas de cada estação (primavera, verão, outono e inverno) são mais perceptíveis. E entre estas há registros de baixas temperaturas e de precipitação de neve no inverno.
 
Eu morei dois anos e meio em Santa Catarina, em São José (continente), que faz parte da Grande Florianópolis. Devo confessar que o inverno é inverno de verdade, inclusive com o céu bem limpo e de um azul maravilhoso (aqui, em geral, este está associado às chuvas devido à frente fria). Eu mesma nunca presenciei a queda de neve. Infelizmente!
 
Mas, a área litorânea tem outros fatores que amenizam o clima, como as correntes marítimas e a maritimidade.

Fontes:
 
. Jornal O Globo
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário