sábado, 18 de setembro de 2010

Mensagem: Lágrima de Preta

Estive ausente por uns dias em razão de semana de provas, tanto das minhas turmas quanto as da minha filha, cuidados com a minha mãe e outros problemas particulares.

Estou retornando com uma mensagem que tem a ver com várias situações conflitantes expressas através das lágrimas e, neste caso especial, o "toque" é realmente conflitante (dor, perda, humilhação, segregação, preconceito etc.).

Podemos refletir sob o aspecto da perda de uma vida pela violência urbana, como é o caso da imagem abaixo ou do preconceito sofrido por ser negra, imigrante, idoso ou uma pessoal especial (com deficiências)...

A lágrima expressa o nosso coração...



Imagem capturada na Internet (Fonte: Raimundo Rui News)



LÁGRIMA DE PRETA

António Gedeão


Encontrei uma preta
que estava a chorar
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhai-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

2 comentários:

  1. gostei dessa mensagem, ela mostra de uma forma poetica que as diferença racias, religiosas, entre outras sao coisas da nossa cabeça, pois todos somos iguas.

    ResponderExcluir
  2. Victória,

    Eu também a achei. De forma bem sutil, ela trata um tema tão polêmico, que é o preconceito racial, sob uma linguagem conotativa (poética), colocando - por fim - a igualdade entre todos os seres humanos, independente da raça, de sua composição étnica.

    Adorei vê-la novamente no Blog.

    Beijos

    ResponderExcluir