segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Chhewang Nima morre após ser atingido por uma avalanche




Alpinista Chhewang Nima

Imagem capturada na Internet (Fonte: Sherpa Gear Adventure)

O alpinista nepalês Chhewang Nima, 43 anos, foi dado como desaparecido no sábado passado (23/10), após ter sido atingido por uma avalanche no Himalaia, mais precisamente, no Monte Baruntse, a leste do Nepal, a uma altura de 7.045 m.

Chhewang Nima ficou famoso por ter escalado 19 vezes o Monte Everest (8.848 m), o pico mais alto do mundo (Cordilheira do Himalaia).

Outro nepalês, Appa Sherpa, detém a proeza de ter escalado o mesmo monte por 20 vezes, ou seja, apenas uma escalada a mais. Igualar ou superar esta marca, infelizmente, Chhewang Nima não mais alcançará.

Chhewang Nima pertencia ao grupo étnico sherpa, povos nativos das regiões mais montanhosas do Nepal. De acordo com as fontes de consulta, a palavra Sherpa significa "Povo do Oriente", referindo-se às origens do povo tibetano, que fugiu para o Nepal.

Embora, Chhewang Nima estivesse trabalhando como guia de uma expedição, só ele foi atingido pela avalanche, justamente, quando ajustava as cordas no Monte Baruntse.

No site Sherpa Gear Adventure, onde o alpinista é tratado como embaixador da marca Chhewang Nima Sherpa, a morte do mesmo é noticiada em meio a palavras de enternecimentos quanto à perda física e de conforto à família (esposa e filhos).

Fontes:

. UOL Notícias;

. Sherpa Gear Adventure

Nenhum comentário:

Postar um comentário