domingo, 10 de outubro de 2010

Dicas de Exposição: Uma Pequena História do Playmobil

Imagem capturada na Internet



Um grupo de colecionadores de brinquedos da marca Playmobil estará realizando a segunda exposição dos brinquedos (a primeira foi em novembro do ano passado), de 18 a 30 de outubro no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), em Bonsucesso.

Achei bastante interessante compartilhar esta dica de exposição, pois os brinquedos da Playmobil fizeram parte da infância de muitas pessoas, inclusive, a minha, pois estes foram criados na década de 70.

A temática da exposição vai retratar a história dos bonecos, como se deu a evolução dos brinquedos, que existem até hoje, desde o ano de sua criação (1974). No ano seguinte (1975), os brinquedos passaram a ser comercializados, em escala mundial.

Seu criador foi o alemão Hans Beck (1929-2009), que pôs em prática sua antiga ideia de criação diante dos problemas, pelos quais atravessa a empresa Geobra (Metallwarenfabrik Georg Branstatter), onde ele trabalhava como chefe de desenvolvimento e criação de brinquedos de plástico.

O momento de apostar em novas modelos de brinquedos de plástico era crucial e arriscado, ao mesmo tempo, pois o mundo todo se encontra em plena crise do petróleo (iniciada em 1973, no Oriente Médio). E, como muitos sabem, o plástico é derivado do petróleo e, na época, o preço do barril de petróleo foi praticamente quadruplicado.


Hans Beck - Criador dos brinquedos Playmobil (Fonte: Últimas Notícias - UOL)


Assim, foram criados os pequenos bonecos de plástico da marca Playmobil...

Estes têm como características peculiares: material plástico bastante resistente, o tamanho em 7,5 cm, as mãos em forma de U e cabelo destacável.

No início, os modelos eram simples, mas já eram temáticos (os índios norte-americanos, operários e cavaleiros da Idade Média).

A marca oferece, além dos bonecos articulados, outros acessórios, bem como diversos cenários, os quais instigam a imaginação das crianças, mas os ícones da empresa são os pequenos bonecos.

Para saber mais sobre a marca, acessem o Mundo das Marcas. Só há uma controvérsia quanto à data de lançamento dos brinquedos (a não ser que este último esteja se referindo em termos mundial).

A esposição na UNISUAM vai possibilitar a muitos, crianças, jovens, adultos e até idosos, a oportunidade de ver uma parte deste mundo Playmobil. Ainda, no final do ano, a partir do dia 6 de novembro (mês de aniversário da marca), haverá uma exposição intitulada "A história do Homem", com os mesmos bonecos da Playmobil, no Museu Militar Conde de Linhares, em São Cristóvão (mesmo local do evento de 2009).

Fica assim, uma dica de atividade cultural e de recordações da época de criança para muitos.

Paralelamente, no mesmo espaço, haverá outra exposição de importância também singular, Brincando de Reciclar.

Exposição: Uma Pequena História do Playmobil e Exposição Brincando de Reciclar;

Local: Centro Cultural UNISUAM (Avenida Paris, 72, Bonsucesso, Rio de Janeiro);

Data: de 18 a 30 de outubro de 2010;

Horário: de 2ª a 6ª feira, das 10h às 20h; sábados das 9h às 14h;

Preço: Entrada Franca;

Classificação Etária: Livre;

Telefones para Informações: (21) 3882 9917;

Site: www.unisuam.edu.br/ccult


Fonte: G1 Globo.com













Obs.: Todas as imagens acima foram capturadas de diferentes fontes na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário