domingo, 21 de novembro de 2010

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra





Imagem capturada na Internet (Fonte: Google)




"Para que a nação brasileira consiga se abrir
para um novo caminho e uma nova direção
na constituição de uma
sociedade
verdadeiramente democrática e inclusiva de todos,
superando o “sortilégio da cor”,
o fetichismo das feições
e o essencialismo racial."

Carlos Moore Wedderburn*

Hoje comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data foi estabelecida em homenagem a Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares (Alagoas). Personalidade que representa a saga dos negros africanos que viveram sob condições subumanas durante o regime escravocrata do período do Brasil Colônia.

A referida data condiz com o dia da morte do Zumbi, 20 de novembro de 1665, mas além de homenagear o líder da maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, esta data marca a luta de igualdade, de maiores oportunidades, inclusão social e de indignação e aversão ao preconceito racial que, ainda, persiste nos dias de hoje em nossa sociedade.

Sociedade esta constituída pela miscigenação de povos indígenas, europeus (brancos) e africanos (negros), assim como outros que vieram depois e contribuíram na formação desta.

O dia de hoje é para resgatar e valorizar a importância do negro africano e dos afrodescendentes na vida política, econômica, social e cultural do nosso país, Brasil.

*O Racismo através da História:da Antiguidade à Modernidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário