quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aniversário da Cidade de São Paulo: 457 anos de existência e desenvolvimento

Pátio do Colégio - considerado a primeira ocupação da cidade  - Imagem capturada na Internet (Fonte: Portal de São Francisco)



Hoje, São Paulo, a maior cidade (e capital) do Brasil está completando 457 anos. E eu não poderia deixar de comentar no Blog, pois tenho um carinho muito especial pela cidade.

Minha mãe nasceu no estado (em Chavantes) e morou na capital por muitos anos até casar com o meu pai e vir morar no Rio de Janeiro. Daí, a razão de eu ser “carioca da clara” (apenas um dos pais é carioca).

Durante a minha infância e adolescência, todo ano era sagrado, passávamos as férias de janeiro em São Paulo, mais precisamente no bairro de Vila Mariana.

Durante o período da faculdade, além de participar de Congressos e Simpósios ligados à Geografia e Geologia, fiz dois cursos de Extensão Universitária na Universidade de São Paulo (USP): “As Estruturas da Cobertura Pedológica” e “Fundamentos de Geologia do Quaternário”.

Na verdade, eu adoro o ritmo da cidade, de sua população. Por isso, morar em São Paulo não seria problema nenhum para mim... Eu adoraria ter esta experiência.
 Infelizmente, a cidade vem sendo castigada com as chuvas e alagamentos, com registro de vítimas fatais. Ela não é a única a sofrer com as águas pluviais...

Mas, o seu ritmo alucinante, a “correria” das pessoas nas ruas, a gastronomia diversificada, o coração financeiro do país, as diferentes opções de eventos culturais espalhados pela cidade, a poluição e os engarrafamentos, os prédios e suas casas conjugadas, a maior comunidade de japoneses fora do Japão, entre outros aspectos dão a São Paulo um diferencial jamais comparável à outra cidade brasileira. Parabéns, São Paulo! Com todas qualidades e adversidades, hoje, você merece as comemorações... pela sua história e seu cotidiano.

Para conhecer um pouco de sua história, acesse Cidade de São Paulo ou o Portal São Francisco.

Além do aniversário da cidade (25 de janeiro de 1554), hoje é comemorado o dia do Padroeiro de São Paulo, ou melhor, dos padroeiros, pois até o início de 2008, a padroeira da cidade era Sant'Ana, mas a pedido do cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Pedro Scherer, o Vaticano – na época - aceitou que o apóstolo São Paulo fosse também o padroeiro da Arquidiocese e da cidade.

E por falar nisso, a origem da confusão que existe quanto ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro reside sob este contexto, pois temos duas datas distintas: uma dedicada ao santo padroeiro que é São Sebastião, cuja data é 20 de janeiro e, a outra, consiste na data de fundação da cidade (Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro), que é comemorado no dia 1º de março (1565/446 anos em 2011).




Música que eu considero um hino para São Paulo...


SAMPA
 (Compositor e cantor: Caetano Veloso)

Alguma coisa acontece no meu coração

Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João

É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi

Da dura poesia concreta de tuas esquinas

Da deselegância discreta de tuas meninas


Ainda não havia para mim Rita Lee

A tua mais completa tradução

Alguma coisa acontece no meu coração

Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João


Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto

Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto

É que Narciso acha feio o que não é espelho

E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho

Nada do que não era antes quando não somos mutantes


E foste um difícil começo

Afasto o que não conheço

E quem vende outro sonho feliz de cidade

Aprende depressa a chamar-te de realidade

Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso


Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas

Da força da grana que ergue e destrói coisas belas

Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas

Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços

Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva


Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba

Mais possível novo quilombo de Zumbi

E os novos baianos passeiam na tua garoa

E novos baianos te podem curtir numa boa




São Paulo - Imagem capturada na Internet (Fonte: R7 Notícias -
Foto por Streeter Lecka_Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário