quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Rede Municipal de Ensino: Início do Ano Letivo de 2011




As aulas na rede municipal de ensino tiveram início no dia 14 de fevereiro (2ª feira) e a frequência na E.M. Dilermando Cruz foi até alta. Fiquei feliz por pegar, novamente, os antigos alunos do 7º ano (antigas turmas 1701 e 1703), que hoje se estão no 9º ano.

Outras turmas ficaram bastante “misturadas”, com alunos novos e de outras classes. Alguns reclamaram, afirmando que eu os abandonei, mas não somos nós, professores, que escolhemos as turmas.

Somente uma turma, eu solicitei à Direção para ser minha, este ano. Trata-se da turma 1601, a qual eu tive o meu primeiro contato no primeiro dia de aula (14/02)

Esta turma - dentre as oito que eu darei aula no âmbito da referida Unidade Escolar – tem uma importância singular, pois os alunos já concordaram em participar do Projeto da Solidariedade, uma vez que a turma responsável pelo mesmo, desde 2007, concluiu o Ensino Fundamental no ano passado (2010).


                          Alguns alunos da Turma 1901 no dia da Formatura - dez/2010
                                                              (Imagem do meu acervo particular)


Apenas dois alunos se mostraram receosos, alegando que têm vergonha de ir às salas de aula, mas eu expliquei que há inúmeras tarefas envolvidas no Projeto, tais como recordar os avisos para os alunos dos anos iniciais, fazer cartazes, ir nos estabelecimentos comerciais, ser tesoureiro (arrecadação de dinheiro entre os alunos da turma para a compra de brinquedos novos), ser mesário no chamado Dia D da Campanha, entre outras.

Após esta explanação, os mesmos concordaram em participar.

Vale destacar, ainda, que o ex-aluno Lucas Melo, o mais atuante da antiga turma (1901) também esteve nos visitando neste primeiro dia de aula, assim como na semana anterior, a do planejamento.

Este ano, espero realizar o Concurso de Poesia e de Desenho, que foi adiado no ano passado em razão do curto prazo de tempo que tínhamos em detrimento ao cumprimento do Conteúdo Programático do 9º ano.

Para quem não sabe, no dia 04 de fevereiro foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, tema/foco do nosso projeto, já que este visa a arrecadação de gêneros alimentícios e brinquedos para duas Instituições ligadas ao tratamento do Câncer, com ênfase na faixa etária infanto-juvenil.

De acordo com o oncologista João Aderbal Raposo, gerente do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas, as modalidades de câncer mais frequentem e, também, as que mais matam são a do pulmão, estômago, fígado, colo do útero e mama.

Daí a importância de adotar bons hábitos de saúde, tais como uma alimentação saudável e a prática constante de exercícios físicos e, sobretudo, evitar o fumo e a bebida alcoólica. Além desta orientação, as consultas periódicas ao ginecologista e ao mastologista também são recomendadas a fim de se prevenir o câncer do colo do útero e da mama.

Neste ponto, eu destacaria também o urologista, para os homens, na prevenção do câncer de próstata. Embora, o referido oncologista não tenha mencionado, eu acredito que os índices desta modalidade de câncer sejam altos em razão do próprio comportamento de recusa do homem ao exame preventivo.

Segundo o referido oncologista, em reportagem no início deste mês, se estas medidas fossem tomadas pela população, 30% dos casos de câncer seriam evitáveis.

De acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de oito milhões de pessoas, por ano, morrem de câncer no mundo e até o ano de 2030, a doença deve provocar a morte de 12 milhões de pessoas por ano.

É evidente que os fatores genéticos e hereditários são considerados e avaliados como possíveis determinantes para o desenvolvimento do câncer, porém os maus hábitos alimentares, o uso constante e/ou abusivo de álcool, fumo e o próprio sedentarismo podem também contribuir. para o desencadeamento e a proliferação das células cancerígenas no organismo.

Com a realização de exames preventivos pode-se detectar o problema precocemente e mediante o tratamento adequado no início da doença, a probabilidade de cura é muito grande.

A nossa proposta com o referido projeto na E.M. Dilermando Cruz é conscientizar as pessoas quanto aos fatores de risco da doença, o seu tratamento e ações de solidariedade através de campanhas de arrecadação de donativos.

Espero que os alunos da turma 1601, escolhida para atuar no projeto nestes próximos 4 anos (2011 a 2014), abracem a ideia e deem continuidade às atividades sob a perspectiva de uma Escola Solidária.

A referida turma foi escolhida por ser da Prof.ª Eliane Castro, a mesma que plantou a semente da solidariedade aos antigos alunos da 1901, quando estes cursavam os atuais 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.


                              Prof Eliane Castro (Imagem do meu acervo particular)



Os alunos da Prof.ª Andrea Paiva, embora tenham contribuído muito nas duas Campanhas de Arrecadação do ano passado, não puderam ser selecionados, pois foram promovidos para o 5º ano.

                                     Lucas Melo, Prof Andrea Paiva, Raquel e Thaynara
                                                                    (Imagem do meu acervo particular)

5 comentários:

  1. Muito legal e ótimo o Projeto da Solidariedade!

    Eu conheço o Lucas Melo ele é uma ótima pessoa!

    Nossa eu não sábia q oito milhões de pessoas morrem por ano de câncer são muitas pessoas muitas mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Professora a nossa turma o menos eu vou querer ajudar na Campanha de Arrecadação.

    ResponderExcluir
  3. Pedro,

    Realmente, o Lucas é uma ótima pessoa! Ele era o meu braço direito e esquerdo durante as Campanhas de Solidariedade. Muito prestativo e elétrico (até por demais...).

    Realmente, a doença em si é muito triste. Embora, em muitos casos, a detecção no início da doença seja curável, o número de óbitos é ainda muito elevado.

    Estou gostando de sua participação, viu?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Clarice,

    Eu estou contando com você e com a turma toda, que já se mostrou bastante animada em dar continuidade ao projeto da antiga Turma 1901.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. FOOI MUITO BOM IR AS SALAS FANTASIADOS PRA PEDIR UMA COISA QUE PODEMOS AJUDAR E AO MESMO TEMPO SE DIVERTIR!!!

    ResponderExcluir