terça-feira, 12 de abril de 2011

Experiência: Efeito Estufa

Esta semana comentei com os alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre o conteúdo do 2º bimestre e das atividades propostas. Como o conteúdo é clima, uma das atividades versará sobre o Aquecimento Global. A princípio, eu pensei em apresentação dos trabalhos em maquetes, através das os alunos poderiam trabalhar os efeitos deste na superfície terrestre e na sociedade, do tipo, antes e depois.

Os meus atuais alunos do 9º ano do ensino Fundamental já realizaram atividades deste tipo, inclusive, com registro neste. Na verdade, eles e os meus alunos da antiga escola do município de Duque de Caxias (vejam as imagens, aqui).

Pesquisando na Internet, encontrei o vídeo abaixo no YouTube e gostaria de compartilhar com todos no Blog. A experiência tem a ver com a temática (Aquecimento Global) e é uma boa sugestão para explicar o Efeito Estufa.

Em geral, nós professores utilizamos - como modelo - para a explicação, o carro fechado e exposto ao Sol. A imaginação do aluno precisa "funcionar" para ele entender, mas com a experiência fica bem mais fácil de compreender.Vale a pena conferir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário