quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dica de Evento: II Encontro Estadual de Geografia e Ensino e a XX Semana de Geografia

Imagem capturada na Internet (Fonte: Portal MundoGEO)



Em outubro, a Universidade Estadual de Maringá (Paraná) irá realizar o II Encontro Estadual de Geografia e Ensino e a XX Semana de Geografia.

Sob o tema: “A articulação dos estudos da natureza e da sociedade: por uma perspectiva integradora”, o evento - que será realizado de 24 a 27 de outubro - tem como meta principal, propiciar um amplo debate relacionado às questões atuais na Geografia brasileira e a seu ensino na Educação Básica.

Além desta, o evento tem por objetivos:

- proporcionar a ampliação dos fóruns de debates sobre assuntos pertinentes à Ciência Geográfica e sua relação com as atividades humanas na escala global, regional e local;

- promover intercâmbio entre pesquisadores da área temática do evento, bem como das áreas correlatas por meio das atividades previstas para esse evento;

- discutir a importância do ensino da Geografia na atualidade e seus desafios, entre outros.


O Encontro ainda oferecerá mini-cursos e mesas redondas, que irão debater assuntos como:

- Cidade e cidadania: planejamento e gestão territorial;

- A questão epistemológica na ciência geográfica;

- As migrações no século XXI e suas territorialidades, entre outros.


A participação de profissionais e pesquisadores de renome no âmbito do estudo da geografia brasileira, como Jurandyr Ross e Ariovaldo Umbelino de Oliveira, está confirmada.

O referido evento é uma realização do Departamento de Geografia (DGE) com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) e o Centro Acadêmico de curso (CAGEO) da Universidade Estadual de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário