terça-feira, 28 de junho de 2011

Dinâmica do Anjo Protetor: Iniciativa que está dando certo


Imagem capturada na Internet


A dinâmica do Anjo Protetor está indo de vento em popa. A cada dia fico feliz por estarmos atingindo os objetivos desta.

O fato de ver a alegria e, muitas vezes, a surpresa daqueles que recebem as cartas ou a empolgação de outros por ser o anjo de alguém é gratificante.

E os efeitos? Alegria, felicidade e elevação da autoestima. Tem aluno que até mudou de fisionomia. Anteriormente se mostrava triste e, agora, mais alegre, confiante em si mesmo.

Como não haveria de ser, alguns probleminhas ocorreram, tais como:

- Mensagens escritas de forma nada afetuosa, embora o Anjo Protetor quisesse ser e passar este sentimento... Ele não soube se expressar bem;

- Mensagem voltada para a paquera, com palavras imorais. Só foi um caso, mas este (ou melhor, esta) demonstrou com o seu bilhete que não entendeu a proposta da Dinâmica.

Um fato que aconteceu e, a princípio, achei legal foi o envio de presentinhos. Muitos receberam, mas analisando - sob a ótica da dinâmica e as reações de certos alunos - percebi que o ato em si estava distanciando o objetivo geral da mesma, pois além da maioria não ter sido contemplado com um lembrancinha (agenda, cordão, pulseira, anjinho etc.), muitos protegidos poderiam ficar triste e, um outro sentimento (negativo) ser estimulado, como a inveja, por exemplo.

Em razão disso, solicitei às turmas que optassem por presentear os seus respectivos protegidos – se assim o quiserem - no final do ano, quando será revelado o (s) anjo (s) de cada um. Mas, isso também será opcional.

Está sendo, realmente, muito legal. Esta dinâmica não é de minha autoria, mas foi desenvolvida na minha antiga escola, E.E. Assis Chateaubriand (município de Duque de Caxias).

Espero que continue dando certo... Que muitos Anjos continuem com a missão altruísta e escolham os seus protegidos de forma a atingir as metas e objetivos as quais a dinâmica se propõe, possibilitando que os protegidos se sintam seguros e confiantes em agirem, também, como protetores de alguém.

2 comentários:

  1. Estou adorando proteger umas pessoinhas aii! rsrsrs

    Essa Dinâmica deveria ser introduzida em todas as escolas como uma Dinâmica nos EUA para os alunos se conheçerem melhor.......

    J.Renato

    ResponderExcluir
  2. José Renato,

    Que bom que você, além de ser um dos protegidos (pois tem anjo protetor), também, exerce a função de protetor.

    Muito bom! Beijos

    ResponderExcluir