sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prorrogado o Prazo para as Inscrições ao Desafio Viagem do Conhecimento


A princípio, tal como eu publiquei neste Blog, hoje seria o último dia para as escolas e/ou os próprios professores inscreverem os alunos para participarem do Desafio National Geographic 2011, "Viagem do Conhecimento", considerada a maior Olimpíada de Geografia do país. 

Mas, ontem, visitando o Portal Viagem do Conhecimento fiquei sabendo que o prazo final das inscrições foi adiado para o próximo dia 05 de agosto, sexta feira da semana que vem.

Achei melhor, pois muitas Unidades Escolares se encontram em recesso escolar, com reinício das aulas previsto para segunda feira (01/08), apesar que as inscrições começaram há tempo, mais precisamente, no dia 06/06.

Para os professores que ainda não divulgaram o Concurso entre os seus alunos, o mais importante - agora - é fazer o mais rápido possível, assim que as aulas recomeçarem na semana que vem e selecionaram aqueles que queiram participar do mesmo.

A Olimpíada de Geografia é uma realização da Editora Abril e da revista National Geographic Brasil, com patrocínio da Petrobras.

A inscrição é gratuita e deve só poded ser feita através do site oficial do Viagem do Conhecimento (acesse no link).

Como já mencionei, anteriormente, ela pode ser feita pela instituição escolar através do Diretor ou  Coordenador Pedagógico, assim como pelo próprio professor de Geografia.

O concurso é aberto a todos os alunos, regularmente matriculados, dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, sejam de escolas públicas ou particulares.

A data não vai ser novamente adiada, porque o calendário das provas já foi pré-estabelecido e a primeira - a nível local - será no dia 10 de agosto. Esta será realizada na própria escola do aluno participante.

A data da segunda prova, fase regional, será realizada no dia 24 de setembro, em uma escola sede regional, localizada no etado do aluno participante.

Pela primeira vez (esta é a quarta edição das Olimpíadas), a fase final será realizada no nosso estado, Rio de Janeiro (antes, a fase final era realizada em São Paulo).

De acordo com o regulamento do Desafio, os 20 alunos selecionados para a fase final vão cumprir uma agenda de atividades no período de 17 a 20 de novembro.

Estes serão premiados com medalhas e terão todas as despesas pagas da viagem. A premiação vai se estender a um pai (ou responsável) e ao professor de cada um dos 20 estudantes finalistas.

De acordo com o Portal da Viagem do Conhecimento, os temas sugeridos para estudar são:

. Questão Demográfica (escala mundial);

. Migrações/imigrações legais e/ou ilegais;

. Meio Ambiente (Sustentabilidade, água, aquecimento global etc.);

. Energia;

. Amazônia, entre outros temas.

Acessem o Portal e deem uma "olhada"  nas dicas, assim como acessem, através do link a seguir, os conteúdos da Revista National Geographic Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário