sábado, 25 de fevereiro de 2012

Fim do Horário de Verão 2011/2012



Imagem do meu acervo particular


Para a alegria de uns, tristeza para outros, assim como é - também - o meu ponto de vista, hoje, à meia noite, o Horário de Verão acaba e os relógios devem ser atrasados em 1 hora. Há quem fica feliz em saber que vai ganhar mais uma hora de sono.
Eu, em particular, sempre manifestei a minha opinião acerca do mesmo, que – contrariamente da maioria que conheço – aprovo. Gosto de retornar para casa, após uma tarde de trabalho, com a sensação que o tempo deu uma parada e o Sol  nos convida a aproveitar mais alguns minutos de sua luz... Mesmo sabendo que, naturalmente, os dias são mais longos no período de sua vigência que abrange parte das estações primavera (23 de setembro-21 de dezembro) e verão (21 de dezembro-20 de março).
O início do atual Horário de Verão se deu no dia 16 de outubro de 2011 e deveria terminar no último domingo, dia 19 de fevereiro, tal como prevê a legislação vigente acerca das datas de início e término (Decreto no6.558, de  o8 de setembro de 2008):
Art.1oFica instituída a hora de verão, a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal.”
No entanto, assim como também está previsto no mesmo Decreto e artigo referenciados, sob  a forma de Parágrafo Único que, havendo a coincidência do domingo do término do horário de verão ser o domingo de carnaval, a data de seu encerramento deve ser transferida para o domingo subsequente.
Daí, o período de sua vigência ter sido prorrogado até à zero hora do dia 26 de fevereiro.
Quanto à economia de energia que o sistema gerou, eu não li nada a respeito, ao menos de órgãos oficiais até o momento. Estima-se uma redução média de 4,5% a 5% no consumo de energia no horário de pico (19h a 22h, no horário de verão que seria de 18h a 21 h, no horário legal). 
Com certeza, amanhã ou até segunda feira, estes dados referentes à economia gerada serão divulgados nos principais veículos de comunicação. 
De acordo com a legislação vigente, o horário de verão é válido para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, assim como no Distrito Federal e o estado da Bahia. Tendo sido, este último, incluído a partir do Decreto de n° 7.584 (13/10/2011).   
Para saber mais acerca do Horário de Verão, leia AQUI!



6 comentários:

  1. Professora Marli,Sou sua aluna da turma:1602 a Lorena, e eu queria disse que foi uma tragedia, mais oquê importa é que não foi pior!

    ResponderExcluir
  2. Lorena,

    Você está se referindo ao incêndio na Estação Comandante Ferraz na Antártida, nâo?

    Realmente foi, pois além de perdas humanas (dois oficiais mortos)e materiais (equipamentos, objetos, mobiliários etc.) foi perdido, também, dados e material de pesquisas.

    Mas, como você mesmo disse, ainda bem que não foi pior!

    Estou feliz por sua participação no Blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Professora, eu quando descobri que era só pra economizar energia fiquei frustrado, eu quando era pequeno achava que a terra parava uma hora kkk.
    Minha mãe que me contou isso.

    Luiz Filipe Turma 1901

    ResponderExcluir
  4. Oi prof°Marli

    Eu adorei pooqe agora eu possoa dormi mais . Thamires Marcela 1701

    ResponderExcluir
  5. O horario de verao tem um lado bom e um lado ruim !o lado bom e que a hora passa mais rapido,e o lado ruim e que vc se atrasa para os compromissos.1902

    ResponderExcluir
  6. Q ótimo odeio esse horário de verão
    assim é bem melhor

    jonas e jonatas , turma 1701

    ResponderExcluir