quarta-feira, 4 de julho de 2012

Integração Universidade e Escola Pública: Palestras sobre História do Rio de Janeiro



Imagem capturada na Internet (Fonte: Fundação Oswaldo Cruz)


Um fato inédito em nossa escola, de grande importância não só pela profissional em si, mas pela contribuição singular em termos de conhecimento sobre a história, mais especificamente, do nosso estado e município se deu através da presença da Profª Drª Lucia Maria Paschoal Guimarães, desde a semana passada, entre nós.
Ontem, a Profª  Drª Lucia Guimarães, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/ Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ministrou a sua terceira e última palestra para os alunos do 8º e 9º Anos (Ensino Fundamental).
Essa articulação e integração entre a Universidade e a escola pública são importantes, tendo em vista que a primeira tem que aplicar e estender os seus trabalhos, conhecimento e técnicas ao lócus da aprendizagem básica, que são as escolas de Ensino Fundamental (e Médio, também).
As escolas da rede pública, por sua vez, precisam apoiar e abraçar estas iniciativas em favor de um ensino de melhor qualidade, oportunizando e disponibilizando um espaço para que esta extensão e trocas ocorram.
A referida professora, além de realizar as palestras, lançou desafios aos alunos e disponibilizou todo o seu material para consulta dos professores e aos alunos também.
Em virtude das turmas selecionadas e da semana de provas, eu só pude assistir a segunda palestra. Ontem, inclusive, eu apliquei provas às turmas do 6º ano e, em razão disso, não pude participar. Não tomei conhecimento do desafio lançado aos alunos, mas ainda hoje deverei saber entre eles mesmos, os alunos.

Os temas das palestras e seus respectivos desafios foram (á exceção da última que, mais tarde, completarei):
26/06: "O Quilombo do Leblon - as Camélias da Princesa Isabel" -
Desafio: Descobrir a localização e vestígios do "quilombo do Padre Ricardo" (Padre Ricardo da Silva), situado em bairro próximo à Escola Municipal Dilermando Cruz.

29/06: "Um Mandarim na Corte de D. Pedro: Tong-King-Sing"
Desafio: Procurar - nos jornais de época - notícias das aventuras de Tong-King-Sing no Rio de Janeiro (outubro de 1883).
Os jornais estão no site da Biblioteca Nacional, no seguinte endereço: http://memoria.bn.br/hdb/periodicos.aspx

03/07: “A Revista do Ano de Arthur de Azevedo: Costumes e Política Carioca no final do Século XX

2 comentários:

  1. Luiz Filipe da Silva Barbosa Turma:1901 Numero: 23


    Foi bem legal oque ela disse sobre aquele chines e a comercialização de escravos e de trabalhadores chineses o ruim for o microfone que parava em algumas palavras e não deu para entender ;-(

    ResponderExcluir
  2. Luiz Carlos Barros Junior, ex-aluno da E.M. Dilermando Cruz.

    Realmente essas palestras são muito importantes, é uma troca de conhecimentos entre o palestrante e o espectador (caso este último participe efetivamente). Na minha escola atual (C.E. José Leite Lopes/NAVE)aconteceram muitas palestras esse ano, e aprendi muito com elas. Seria bom se acontecesse em todas as escolas.

    ResponderExcluir