terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de Novembro: Dia do Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra


Imagem capturada no Facebook (Fonte: Caminho dos Anjos)


Não restam dúvidas sobre a importância do negro na história social e econômica do Brasil, em nossa cultura e na miscigenação dos povos (índio/nativo; europeu/invasor e o negro/imigrante forçado ao trabalho escravo).

Todas estas celebrações e medidas voltadas para os negros seriam desnecessárias se a eles fossem dados os devidos valores e igualdade de oportunidades e de tratamento, afinal este é o povo brasileiro. Somos todos iguais e merecemos os nossos direitos e respeito.

Infelizmente, a segregação ainda persiste em algumas mentes hipócritas que se julgam superiores.
 
Não é a cor da pele ou a descendência que marca o homem e, sim o seu caráter e atitude junto a sua sociedade.
 
Imagem capturada na Internet
Fonte: TV Câmara
 
Desde o ano de 2003, à partir da instituição do dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, tornou-se obrigatório – no calendário escolar - o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira nas escolas (Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003).

Mas, a data mesmo se refere a um grande líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, na divisa entre Alagoas e Pernambuco.

Herói da resistência à escravidão, que ajudou e incentivou a fuga de escravos, sofrendo na pele toda a sua coragem até que, traído, acabou sendo morto em uma emboscada. Estou falando de Zumbi dos Palmares.

O feriado de hoje é em sua homenagem, justamente, a data de sua morte (20 de novembro de 1695).

Para saber mais sobre a sua história leia, AQUI!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário