sábado, 3 de novembro de 2012

Dica de Livro: Exóticos Invasores (EDUFF, 2012)





Imagem compartilhada via envio por e-mail pelo próprio autor

Texto atualizado em 04/11/2012 às 3h20

Estou aproveitando este espaço para divulgar o livro "Exóticos Invasores:  invasores selvagens introduzidos no estado do Rio de Janeiro e suas implicações", de autoria de Sávio Freire Bruno e Vanessa Trally Bard.

Quem é seguidor ou visitante assíduo do meu Blog há bastante tempo deve lembrar das minhas publicações acerca do Pato Mergulhão. Pois bem, um dos autores deste livro, o Prof. Sávio Freire Bruno (UFF), contribuiu de forma ímpar na revisão da matéria acerca desta ave.
 
O pouco que conheço do seu trabalho, dos livros e artigos publicados, posso assegurar que referido livro vale a pena adquirir para ler mais a respeito do tema abordado, sobretudo, por ser tratar de espécies invasoras (não autóctone) em nosso estado e por sua análise em relação às consequências de sua presença e difusão.
 
A data para o lançamento do livro pela Editora da Universidade Federal Fluminense (EDUFF), segundo o Prof. Sávio Freire, ainda não está prevista,mas o livro já pode ser adquirido via Correios, em carta registrada ao preço de R$ 27,00 (com a taxa de Correios incluída) ou, também, diretamente na própria Livraria da EDUFF, na Praia de Icaraí, nº 9, Niterói, Rio de Janeiro.

Segundo o Prof. Sávio Freire Bruno, as espécies invasoras são hoje reconhecias como uma das principais causas da perda da diversidade biológica mundial, senão a segunda, atrás apenas da destruição de habitats.

O presente trabalho se propõe a sintetizar o conhecimento sobre a fauna introduzida no estado do Rio de Janeiro, especificamente sobre os vertebrados selvagens - terrestres e semiaquáticos - com populações estabelecidas, de forma a produzir um meio de consulta a estudantes e pesquisadores, mas também contribuir com as políticas públicas dirigidas a este tema. Trata, sobretudo, das causas e consequências da introdução de espécies exóticas, assim como medidas de prevenção e controle, e a legislação vigente sobre o tema.


Em adição, a obra apresenta um catálogo com as espécies de vertebrados não domésticos introduzidos e estabelecidos no estado do Rio de Janeiro, abordando a biologia e a ecologia de cada uma delas, o histórico da introdução e a situação atual da invasão.

O livro conta com a apresentação do Médico Veterinário MSc. Roberto Rocha e Silva, enfatizando a importância da publicação.


E nas palavras do renomado Biólogo e ornitólogo Fernando Pacheco: "Congratulo-me com Sávio Freire Bruno e Vanessa Trally Bard pela elaboração deste competente trabalho, duplamente importante, permitindo tanto a percepção da gravidade do problema como eventuais tomadas de decisões melhor fundamentadas."

Para maiores informações e solicitações de compra do livro via Correios, encaminhar os mesmos para os seguintes e-mails:
 

2 comentários:

  1. PARECE INTERESSANTE . NOME LEANDRA DA SILVA ROSENDO T.1701

    ResponderExcluir
  2. Leandra,

    Deve ser, sim! Afinal, trata de espécies invasoras, ou seja, não são nativas do nosso estado e nem do nosso país. As consequências de sua proliferação é algo preocupante.

    Beijos

    ResponderExcluir