segunda-feira, 1 de abril de 2013

Domingo de Páscoa

 
 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Esperança do Advento)

Hoje, Domingo de Páscoa, termina o período da Semana Santa, assinalando a Ressurreição de Jesus Cristo.
 
A Páscoa é considerada a principal festa do Cristianismo, porém, muitas crianças e adolescentes só têm na memória que o Domingo de Páscoa é, respectivamente, o dia em que o coelhinho traz ovos de chocolate e os esconde para dar um ar de brincadeira à data festiva ou o dia de presentear e trocar dos mesmos entre os seus familiares e amigos.
 
Mas, estes são fatos mais recentes são de caráter essencialmente consumista (comercial), pois o significado da Semana Santa e, sobretudo, deste Domingo (Domingo de Páscoa) é muito mais do que isso e muito mais antigo.
 
Na Semana Santa celebramos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Seu início se dá no Domingo de Ramos, no qual é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém, onde Ele é recebido como Rei e saudado com ramos de palmeiras. O seu término, hoje (Domingo de Páscoa), marca a Sua ressurreição, após Ele ter sido preso, julgado, condenado e crucificado.
 
De origem hebraica, a palavra "Páscoa" (Pessach) significa passagem. Este termo já possuía sentido nas celebrações judaicas, bem antes do nascimento de Jesus, em virtude da  libertação e fuga do povo judeu escravizado no Egito para a Terra prometida. Já na fé cristã, a Páscoa significa a passagem da morte para a vida, o renascimento, isto é, a ressurreição após a crucificação e morte de Jesus Cristo. 
 
De forma bastante resumida, vejamos o quê representam os últimos dias que antecedem o Domingo de Páscoa no âmbito do Cristianismo.
 
Quinta feira Santa
Assinala, sequencialmente, a última Ceia de Jesus com os seus 12 discípulos em comemoração à Páscoa judaica, o momento em que Judas Iscariotes o trai, entregando Jesus em troca de trinta moedas de prata (há controvérsias científicas quanto a esta sua posição de traidor, leiam mais sobre isso, AQUI), a prisão Dele e interrogatório.
 
 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Biologia na Medida Certa)
 
Sexta feira da Paixão
Neste dia, após ter sido interrogado na noite anterior, Jesus é condenado, açoitado, crucificado e morto. Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição.
 
  Imagem capturada na Internet (Fonte: Wikipedia)
 
 
  Imagem capturada na Internet (Fonte: Imagens Bíblicas)
 
Sábado Santo ou Sábado de Aleluia
Neste dia, os cristãos esperam a ressurreição de Jesus, enquanto o seu sepulcro é lacrado por uma rocha e mantido sob a guarda de um destacamento.
 
Tradicionalmente, é no sábado de aleluia que ocorre a Malhação de Judas, brincadeira que representa a morte – por vingança popular - de Judas Iscariotes, apóstolo, até então, considerado o traidor de Jesus.
 
Domingo de Páscoa
Dia da Ressurreição de Jesus Cristo.
 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Pastoral da Sobriedade – Fortaleza/CE)
 
 
Fontes de Consulta
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário