segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

1º de Dezembro: Dia da Ceia da Árvore de Natal ou Dia de Preparação para o Natal?



Imagem capturada na Internet (Fonte: Comercial na TV)


A mais nova estratégia de marketing da Sadia foi lançar uma Campanha para oficializar o Dia da Ceia da Árvore de Natal.

Visando o aumento das vendas de seus produtos, a empresa aproveitou a questão de não haver uma data específica para montar a árvore de Natal, o que cabia a cada um – apreciador da ornamentação da casa – armá-la no dia a seu critério.
 
É comum vermos pessoas enfeitando as portas, janelas e montando a Árvore de Natal, ainda, no mês de novembro. Eu mesma tenho vizinhos que já enfeitaram seus apartamentos há tempo e, toda noite, o pisca-pisca nas janelas é aceso.
 
Minha filha me cobrou, este ano, em razão da propaganda da Sadia. Olha a força do marketing sobre o produto, ou melhor, sobre a ideia.

A Associação Brasileira de Agências de Propaganda prega que a “ (...) comunicação e marketing se transformaram nas atividades mais importantes de uma empresa. Mais importantes que o produto, preço, distribuição, que, sozinhos, seriam incapazes de gerar volume de vendas. Mais importantes que a fábrica (Nike é líder mundial e não possui uma fábrica)”. Leia mais...

Outro efeito de grande poder de marketing, nesta mesma intenção de elevar as vendas, nesta época do ano, tem a ver com a Leader. O jingle de Natal da empresa, segundo o site da mesma, existe a mais de 20 anos. Muitos admitem, por incrível que pareça, que só consideram que chegou a época do Natal, quando ouvem o referido jingle tradicional da loja. Traduzindo... O Natal só começa mesmo quando "Já é Natal na Leader". 
 

 
 
Bom, mas, retornando a questão lá de casa... Ao contrário de muitas pessoas, eu tenho uma data fixa para montar a nossa árvore de Natal, enfeitar a casa, as janelas e a porta, com uma linda guirlanda. E a minha filha sabe disso, pois ela é que me ajuda, todo ano, no dia 06 de dezembro, pois os mesmos serão guardados no Dia de Reis, ou seja, um mês depois, no dia 06 de janeiro. 

Mas, segundo a mensagem da Sadia, o dia certo para se montar a árvore natalina é no quarto domingo que antecede o Natal. De acordo com a tradição cristã é quando começa o Período do Advento (período de preparação para o Natal). 

Por isso, ela não é uma data fixa. Neste ano (2013), o quarto domingo antes do dia de Natal é hoje, dia 1º de dezembro, mas, no ano que vem (2014), será no final de novembro, dia 30 de novembro.

Mas, o que muitos – talvez – não tenham percebido que a grande jogada da Sadia é promover as festividades de preparação do Natal com uma ceia – a Ceia da Árvore – junto com os familiares e, consequentemente, com os seus produtos. A propaganda reforça essa intenção principal.

A propaganda foi criada pela Agência de Publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário