terça-feira, 18 de março de 2014

Ucrânia: Uma ex-República Soviética em Evidência


 Imagem capturada na Internet (Fonte: Wikipédia)

Nunca se ouviu falar tanto da Ucrânia como nos últimos meses, mas a questão de estar em evidência nas mídias nem sempre está associado a fatos agradáveis ou a boas lembranças do passado ou, ainda, às grandes expectativas para um futuro próximo. Na verdade, a conjuntura atual da Ucrânia nos leva a um mar de incertezas.

Prognósticos são divergentes tanto por parte das autoridades ocidentais e da própria Ucrânia quanto por parte da Rússia e da população da Crimeia, república autônoma que, no último domingo (16/03), escolheu - por meio de um referendo - ser anexada à Federação Russa.

Mergulhada em uma crise desde novembro de 2013, que deu sequência à crise na República Autônoma da Crimeia, pode-se dizer que a exposição do território ucraniano nas manchetes dos principais jornais ou revistas, em várias partes do mundo, causou certo desconforto e tensão no cenário mundial diante do embate opositor entre o Ocidente e o Oriente, ou melhor, entre a Ucrânia Ocidental e a Ucrânia Oriental ou, ainda, entre a União Europeia e a Federação Russa.

Não importa a relação dos agentes envolvidos, mas o clima era similar ao tempo da Guerra Fria (veja o post sobre a Crise na Ucrânia)
 
 ####################
 
 A Ucrânia, cujo termo significa “fronteira” ou “confim”, é uma ex-república soviética que obteve a sua independência após o desmantelamento da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1991. 

Em razão de sua herança histórica, a diversidade étnico-cultural em seu território é grande, atribuindo-lhe uma noção de haver "várias Ucrânias” dentro de um mesmo território. A população ucraniana se mostra dividida com predominância de ucranianos (78%), além de russos (17%) e outras minorias, como bielorrussos e romenos. 
 
A Ucrânia corresponde ao maior país da Europa, considerando apenas os que se localizam totalmente no continente europeu. A Rússia, maior país do mundo, possui terras tanto na Europa (Rússia Europeia) quanto na Ásia (Rússia Asiática) e, por isso, é referenciada como um país euroasiático. Mas, é comum encontrarmos dados geográficos que a classifique como o maior país europeu, seguido pela Ucrânia.  

Em termos econômicos, o setor primário da Ucrânia se destaca, como o "celeiro da Europa", na produção de trigo, beterraba e girassol no domínio das estepes, cujos solos são os mais férteis de toda a região (solos do tipo tchernozion). Na pecuária, o destaque se dá à criação de suínos e bovinos. Em termos de recursos minerais e energéticos sobressai a ocorrência de minério de ferro, manganês e de carvão mineral. 
 
Entre as atividades secundárias, o destaque se volta para a indústria química, de maquinários, de tecnologias bélica e aeroespacial de ponta, siderurgia (produção de aço) e a metalurgia (alumínio).
 
O país é conhecido, ainda, por seu elevado nível de corrupção. 

DADOS GEOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS
 
. Nome Oficial: República da Ucrânia;
 
. Capital: Kiev;
 
. Principais Cidades: Kiev, Odessa, Lviv, Kharkiv, Dnipropetrovsk, Donetsk, Zaporizhia e Sevastopol;
 
. Localização: Centro-Leste da Europa;
 
. Região: Europa Oriental;
 
. Área: 603.550 Km2;
 
. Limites Geográficos:
- Norte: Bielorrússia e Rússia;
- Sul: Mar Negro e Mar de Azov;
- Leste: Rússia;
- Oeste: Romênia, Hungria, Eslováquia e Polônia.
 
. Divisão Político-Administrativa: 24 províncias, 01 República Autônoma (Crimeia)** e 02 cidades com estatuto especial: Kiev (a capital e maior cidade do país) e Sevastopol (que abriga a frota naval russa sob um contrato de leasing).
 
Observação importante**: De acordo com os resultados do referendo realizado, no domingo passado (16/03/2014), na República Autônoma da Crimeia, a mesma passou a integrar o território da Rússia. Mas, como a realização do mesmo foi cercada de divergências quanto a sua legalidade, no âmbito das crises instauradas na Ucrânia e, posteriormente, na Crimeia, devemos aguardar os trâmites legais.
 
. População (2012): 44.940.268 habitantes;
 
. Densidade Demográfica (2012): 74 hab/Km2;
 
. Nacionalidade: Ucraniana;
 
. Idioma: Ucraniano (oficial), russo;
 
. Religião Predominante: Cristianismo (maioria ortodoxa);
 
. Moeda: Hryvna;
 
. Forma de Governo: República;
 
. Sistema de Governo: Parlamentarismo;
 
. IDH (2012): 78ª colocação/ 0,740 (Desenvolvimento Humano Elevado);
 
. PIB (2012): 176.309 milhões de US$;
 
. Principais Parceiros Comerciais: Federação Russa, China, Belarus, Turcomenistão, Alemanha;
 
. Renda Per Capita (2011): 3.872 US$;
 
. Taxa de Natalidade: 11 por mil;
 
. Mortalidade Infantil (2010): 17 por mil;
 
. Expectativa de Vida (2010): 68,8 anos;
 
. Taxa de Alfabetização (de 15 anos ou mais idade - 2010): 99,7%.
 
 
As imagens abaixo foram capturadas no seguinte endereço, Ucrânia On Line, com a finalidade de ilustrar este post sobre a Ucrânia.
 
 
Lviv
 

Yalta
 

Chernivtsi
 

Kiev
 


Fontes de Consulta
 
 
 
 
. Wikipédia (consultas diversas)
 
. Material didático (impresso) diversos

 

Um comentário: