quarta-feira, 30 de abril de 2014

Temperaturas Negativas e Boneco de Neve no Rio de Janeiro, isso é possível?



Aos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª Série do Ensino Médio...

Conforme comentei em sala de aula, os dois fatores principais que determinam o clima de uma região são Latitude, cuja relação com a radiação solar vai definir as Zonas Térmicas da Terra e a Altitude que, independente da localização geográfica (latitude) vai intervir no clima conforme a altitude aumente.
 
Pois bem, estou falando de...
 
LATITUDE
  
Imagem capturada na Internet (Google) 
 
 
ALTITUDE...
 
                  A qual, em muitas regiões pode formar, inclusive, as chamadas "Neves Eternas"
 
  Imagem capturada na Internet (Fonte: Posts à Beira Mar) 
  
 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Eye4Design
 
 
O título desta postagem pode até parecer surreal, mas não é , tendo em vista que embora o clima do Rio de Janeiro seja predominantemente tropical, em alguns pontos do estado a altitude interfere significativamente no clima, baixando a temperatura, sobretudo, no inverno.
 
Estou falando do Pico das Agulhas Negras, na Serra de Itatiaia, que faz parte da Serra da Mantiqueira, na divisa do nosso estados com São Paulo e Minas Gerais.

O Pico da Agulhas Negras é o pico culminante do nosso estado, com 2.792 m de altitude. Ele é o quinto mais elevado do Brasil, sendo superado apenas pelo Pico da Neblina (2.993 m), Pico 31 de Março (2.992 m), Pico da Bandeira (2.889 m) e Pico do Cristal (2.798 m).
 
Como pode-se observar, o fator climático determinante, neste caso, não é a latitude, pois, embora o clima do nosso estado seja o tropical (o nosso estado e a maior parte do território brasileiro se encontra localizado na chamada Zona Tropical ou Intertropical), os registros de temperaturas mais amenas e baixas, nesta localidade, por ocasião do outono e, sobretudo, no inverno, se deve à influência da altitude.
 
Como o Rio de Janeiro é um estado montanhoso ocorre, também, o clima tropical de altitude (regiões serranas), onde as temperaturas são mais baixas.
 
Por esta razão e dos registros verificados ao longo do tempo, o título "Temperaturas Negativas e Boneco de Neve no Rio de Janeiro, isso é possível? " não é nada surreal.
 
Realmente, a precipitação nival (neve) pode ser considerada como um evento atípico, mas esta ocorreu em junho de 1985, inclusive, com a construção de um boneco de neve.
 
No ano passado (2013), na madrugada do dia 12 de julho, os termômetros registraram dez graus negativos (-10°C) no Pico das Agulhas Negras.
 
As imagens abaixo e outras foram publicadas na Internet e capturadas para efeito ilustrativo desta matéria. Para vê-las diretamente da fonte original, bem como outras, acessem o Skyscraper City.
 
 


 
 


 Para ler outras matérias referentes à influência da altitude no clima local, acessem na Seção "Categorias", os tópicos "Influência da Altitude" ou "Pico das Agulhas Negras".  



2 comentários:

  1. Ana Caroline Pereira de Sousa18 de maio de 2014 às 20:16

    ana Caroline Pereira e Sousa
    Turma:1901 turno:Tarde
    Prof maior pena que aqui no Rio de janeiro só tenha caído neve no Pico das Agulhas Negras,seria tão legal se nevasse aqui aonde moramos..
    No inverno lá em cima muito frio,não passaria nem perto do Pico.

    ResponderExcluir
  2. Ana Caroline,

    Você fala isso porque não tem ideia da intensidade do frio. Eu já peguei temperaturas bem baixas e, apesar de gostar do frio, não queria a neve, não! Neve é bonita de ver, quando se está a passeio.

    Um grande beijo,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir