quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Atividade Dirigida: Conceito de Meio Ambiente


Imagem capturada na Internet (Fonte: Blog.Luz.VC)

Tal como havia prometido aos alunos, vou tentar atualizar as postagens e, para começar, vou iniciar com a proposta de leitura imagética articulada ao conceito de Meio Ambiente, tópico do Currículo Mínimo do 4о bimestre da 1ª Série (Questão Ambiental).
 
Esta atividade, na verdade, serve como um teste de sondagem acerca do conceito de Meio Ambiente apreendidos pelos alunos à partir da análise e leitura de diversas imagens, as quais retratavam tanto paisagens naturais (aquelas onde predominam elementos da natureza) quanto paisagens culturais ou geográficas (configuradas pelo predomínio de elementos artificiais sob intervenção antrópica).
 
A referida atividade e sua posterior discussão requer um período de tempo amplo, pois à partir da análise das diversas imagens, disponibilizadas em cima de mesas, da opção do aluno, de acordo com a sua concepção, da imagem que melhor represente a definição de “Meio Ambiente”, este deve ainda justificar a sua escolha para a turma.

O objetivo desta atividade é avaliar se a concepção sobre meio ambiente da turma se baseia em uma ótica naturalista ou sob uma visão sistêmica, levando em consideração o espaço do homem.
 
Embora, alguns alunos não tenham levado a atividade proposta com a devida seriedade, a explanação de muitos quanto foi bem interessante (eu anotei todas) e alguns alunos permitiram o registro fotográfico.
 
As imagens não saíram boas, pois como havia esquecido a máquina digital, utilizei o celular.
 
Aluna  Andressa da Costa

Aluna Bianca Costa

Aluno Felipe Riqueza

Aluna Joyce Machado
 
Aluno Lucas Ribeiro

 Aluna Manuella Barbosa
 
Pela escolha da maioria dos alunos e em face de suas respectivas justificativas, mais uma vez, pude observar que os mesmos possuem uma visão naturalista e romântica de conceber o meio ambiente (sinônimo de paisagem natural, sem a interferência antrópica). As imagens mais escolhidas foram:

14%

10%
 
10%
 
10%
 
 
 8%
 

8%

8%

Os 32% restante optou por imagens diferentes. Segue, abaixo, algumas justificativas citadas pelos alunos (sem a identificação dos mesmos):
 
- "Porque o conceito de Meio Ambiente é tudo que a natureza cria e pode ser por ela modificada" (Pôr do Sol);

- "Porque ela é bonita, limpa e tem flores" (praça com jardim florido); 

- " Porque é a que mais lembra o Meio Ambiente" (Floresta fechada, densa);

- " Porque tem água, Sol e mato" (Pôr do Sol);

- "Porque eu gosto de praia" (Fernando de Noronha);

- "Porque mostra o desmatamento e, também, o boi, que representa o Meio Ambiente" (área de pasto);

-  " Porque Meio Ambiente é água e mato" (Rio encaixado em área florestal);

- "Porque tem a urbanização e a natureza" (Calçadão de Copacabana);

- "Porque é difícil a gente ver uma imagem assim, com verde e bonita, porque onde eu ando só vejo casas" (Rio encaixado em área florestal/grifo meu, pois o aluno citou uma característica do nosso ambiente, mas sem associá-la ao conceito);

- "Porque Meio Ambiente não é só floresta, é tudo onde a gente convive" (Paris à noite)";

- "Todas expressam o conceito de Meio Ambiente, mas essas três não, com construções e nem com o homem morrendo" (o aluno até começou bem, mas...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário