segunda-feira, 8 de junho de 2015

15 de Abril: Evento Escolar da E.M. Dilermando Cruz


 Foto da entrada da escola (parte interna)
Imagem do meu acervo particular
 
Ao retomar as atividades no Blog, depois de um grande período ausente, eu não poderia deixar de comentar acerca dos projetos desenvolvidos em uma das Unidades Escolares em que leciono, a Escola Municipal Dilermando Cruz.

Com Direção nova, a quarta, após a saída das ex-diretoras Angela Gaeta e Nanci Soares por tempo de serviço (aposentadoria), a comunidade escolar está com uma grande perspectiva de que a mesma, tal como preconizou o atual Diretor Geral Harold Hobbes Silva, volte a ser a escola de referência no bairro através de uma política de resgate aos valores instituídos há anos e que se perderam ao longo das mudanças na Gestão Escolar, na redução – gradativa – da oferta de alguns anos do I segmento e o ingresso de mais alunos às turmas do II segmento do Ensino Fundamental.

Com base nisso, os subprojetos elencados para este ano foram focados no eixo da Unidade Escolar. Embora, já tenha sido realizado o evento do 2˚ Bimestre, muitos professores estão trabalhando, ainda, as atividades pertinentes ao mesmo (dentro do bimestre).
 
O subprojeto proposto para o 1˚ Bimestre teve como temática “Valorizando a Escola” e o evento de apresentação (culminância) foi realizado no dia 15 de abril.
 
Além de contar com a presença de alguns ex-alunos, os trabalhos apresentados versaram sobre o histórico da Unidade Escolar; a biografia do seu patrono (Dilermando Cruz); Registros Fotográficos tanto de pessoas ligadas a mesma (ex-alunos, professores, funcionários etc.) quanto do espaço físico, que ao longo dos anos passou por reformas e mudanças; apresentação do hino e da bandeira da escola, entre outros aspectos.
 
A minha proposta para o 1˚ Bimestre foi realizar um levantamento e diagnóstico da Unidade Escolar e, ao mesmo tempo, propor soluções mitigadoras para os problemas identificados.
 
Em razão da escola ser grande e nem todos os recintos poderem ter acesso a qualquer horário e/ou dos alunos irem desacompanhados (sem a minha presença), os trabalhos ainda estão sendo fechados, tendo em vista que todas as atividades realizadas se mostraram muito extensas e trabalhosas ao ponto de serem desenvolvidas e apresentadas em pouco tempo.
 
Em postagem posterior, tecerei maiores explicações quanto ao mesmo.

 
 
 
 O retorno dos quadros sobre o patrono ao seu antigo lugar, 
na entrada da Escola
 
 
 
Hino da E.M. Dilermando Cruz
 

 


 

 

 

 



 

 

 




 

 

 

 
 
 



 

Professora Rosane Ayres quando aluna do antigo primário na escola


Professora Rosane Ayres em foto recente com sua turma na escola
 
 

 
 
 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Que emoção rever fotos das minhas turmas no mural da Professora Rosane! Fomos da mesma turma (Tia Lia Dorigo) e (Tia Maria Lúcia)! Louca pra visitar minha escola querida! Muitas histórias. Muita saudade.

    ResponderExcluir