quarta-feira, 29 de julho de 2015

Aconteceu na E. M. Dilermando Cruz: Subprojeto do 2˚ Bimestre de 2015 - Parte II


 
Prof.ª Dr.ª Edna Maria dos Santos (IFCH/UERJ) e
o Prof. Harold Hobbes Silva (Diretor da E.M. Dilermando Cruz)
 
 
Ainda no âmbito do subprojeto “Contribuição do Negro na Construção da Cidade do Rio de Janeiro” (2˚ Bimestre de 2015), a Prof.ª Dr.ª Edna Maria dos Santos, Vice-Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) acolheu a um convite meu e veio dar uma palestra sobre o negro africano em nossa escola.
 
A palestra foi realizada no Auditório da Unidade Escolar, no dia 07 de julho. Todos os alunos das turmas 1801, 1803 e 1804, presentes no dia, participaram, assim como o nosso Diretor, o Prof. Harold Hobbes Silva, os professores Leandro (Ciências) e Jules Rimet (História), eu (Geografia) e o nosso ex-aluno (e atual do Colégio Pedro II), Deyvison Sousa.
 
A referida professora veio abrilhantar a temática do subprojeto do 2˚ Bimestre, focando diversos aspectos da vida do negro africano, tanto em suas terras de origem, na África, quanto em território nacional e, mais especificamente, no Rio de Janeiro, na condição de migrante forçado e escravo.
 
Outros enfoques, no entanto, se fizeram oportunos e foram complementados pela fala do nosso diretor, uma vez que a escola – por ser um espaço plural e de grande diversidade cultural – estes são bastante comuns entre os alunos, os quais permeiam atitudes baseadas na intolerância religiosa, no preconceito, no racismo, na prática de Bullying, entre outros.

 
 








 





 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário