sexta-feira, 31 de julho de 2015

Lua Azul marca o final do Mês de Julho de 2015

  Foto da lua cheia no dia da Lua Azul de 31 de agosto de 2012
vista do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, no Brasil
(Fonte: Wikipédia)
 
O mês de julho não poderia encerrar de maneira mais especial, como a de hoje, tendo como fechamento o fenômeno da chamada "Lua Azul". Fenômeno este, que ocorre a cada 2,7 anos.
 
Sua última ocorrência foi em 31 de agosto de 2012 e, a partir deste ano (2015), o próximo irá se repetir no dia 31 de janeiro de 2018.
 
E, como vimos – desde ontem – o céu está limpo, com névoa na parte da manhã, mas o ar seco vai possibilitar que a lua seja vista à noite. Nos principais telejornais da manhã já confirmaram esta previsão.
 
Só que não pensem que a imagem que veremos será de uma lua de cor azul, pois este termo foi empregado como referência à segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês.
 
A primeira lua cheia do mês de julho aconteceu no dia 02, sendo esta – então – o segundo registro da fase da lua cheia. Com isso, o ano de 2015 fechará com a ocorrência de 13 luas cheias.
 
Há bastante controvérsias quanto à origem da denominação ao fenômeno de “ Lua Azul” e, uma delas explica que esta pode ter surgido devido a expressão em inglês empregada - na Edição da Revista Sky and Telescope, de março de 1946 -  “once in a blue moon”, cuja tradução é “acontecimento raro(Galeria do Meteorito).

Edição de Março de 1946 da revista Sky and Telescope.
Créditos: NASA / Sky and Telescope - Edição: Galeria do Meteorito

 Conforme explica a Galeria do Meteorito:
 
"O ciclo lunar dura 29.53 dias, e o ano tem 365.24 dias, portanto, a Lua Cheia acontece 12.37 vezes em cada ano. Existem 12 meses em cada ano, e uma pequena fração de 0.37 se acumula, resultando em 13 Luas Cheias a cada 2 ou 3 anos."
 
Vamos esperar até à noite para podermos apreciar a chamada “Lua Azul”. Vou tentar registrar com a minha câmera...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário