quarta-feira, 9 de março de 2016

08 de Março: Dia Internacional da Mulher



 Imagem capturada na Internet


Hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher, data escolhida pela Organização das Nações Unidas, em 1975 e, definida em razão de um grave incidente na história de Nova York (EUA) em relação a um incêndio em uma fábrica de tecidos, que resultou na morte de várias operárias.
 
No entanto, tal como comentei em sala de aula, em pesquisa no ano passado, encontrei algumas divergências quanto o dia e o ano do incêndio. Durante este levantamento, inclusive, pude capturar imagens reais que comprovam os fatos.
 
Há anos trabalho a temática “Mulher” no 1˚ Bimestre, tendo em vistas as duas datas comemorativas referentes a esta, melhor dizendo, dia 08 de março (Dia Internacional da Mulher) e 30 de abril (Dia Nacional da Mulher). Em geral, com foco na mulher no mercado de trabalho e na sociedade, os preconceitos e as formas de violência que ela sofre em uma sociedade machista, a Lei Maria da Penha etc.
 
Para o ano em curso, os alunos da E.M. Dilermando Cruz irão realizar entrevistas com diferentes mulheres atuantes no mercado de trabalho, com exceção da turma do 6˚ Ano que, por serem menores, terão como foco as mulheres da Comunidade Escolar.
 
Neste contexto quanto as divergências dos dados do incêndio na fábrica de tecido em Nova York, sugiro a leitura do artigo publicado no ano passado por ocasião desta data comemorativa. Para acessa-la, clique AQUI!
 
E, embora, o dia esteja acabando, feliz Dia Internacional da Mulher!

Um comentário: